Incêndio que consumiu eucaliptal na Picota foi dominado

Os bombeiros conseguiram dominar o incêndio que lavrava desde as 13h28 na Picota, em Monchique. As chamas foram consideradas controladas […]

Bombeiros_ni_09Os bombeiros conseguiram dominar o incêndio que lavrava desde as 13h28 na Picota, em Monchique. As chamas foram consideradas controladas pelas 17h07 e seguem agora os trabalhos de extinção e rescaldo do fogo, que se deverão prolongar pelas próximas horas.

Fogo visto de MonchiqueContactado pelo Sul Informação, o Centro Distrital de Operações de Socorro de Faro revelou que, segundo as informações já disponíveis, o incêndio chegou a ter duas frentes e consumiu eucaliptal e mato, sem «nunca ter colocado habitações em risco».

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, disse ao Sul Informação que, no combate às chamas, «não está a ser usado qualquer meio aéreo, uma vez que, nesta altura, já não há helicóptero no Algarve para combate aos fogos».

O autarca acrescentou que também «não é possível usar ali máquinas de rastos, porque o terreno é só pedra, grandes pedregulhos». Por isso, «o fogo está a ser combatido à mão, pelos bombeiros. Se eles não conseguem controlar aquilo na zona do eucaliptal, temos aqui trabalho para toda a noite», lamentou Rui André.

O incêndio acabou por ser dominado em poucas horas, evitando o pior. No terreno, chegaram a estar 95 homens, apoiados por 30 viaturas. Este é, de resto, o dispositivo que se deverá manter no terreno, para assegurar a extinção definitiva do incêndio e evitar reacendimentos, já que, segundo o CDOS, «não haverá, para já, desmobilização».

Comentários

pub