Grande Rota do Guadiana é itinerário piloto em plataforma digital de monitorização

A Grande Rota do Guadiana (GR15) é o itinerário piloto da aplicação digital que está a ser criada e cujo […]

Grande Rota do GuadianaA Grande Rota do Guadiana (GR15) é o itinerário piloto da aplicação digital que está a ser criada e cujo objetivo é solucionar ocorrências nas rotas cicláveis e pedestres do Algarve.

Registos como sinalética danificada ou ausente, lixos ou detritos no decorrer do traçado, questões de segurança ou interrupção da via, são alguns dos casos que podem ser detetados na plataforma, através da utilização da aplicação que está em fase de testes.

No âmbito do programa «Cycling and Walking», a Odiana recebeu no início de Outubro dois técnicos, da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e da Região de Turismo do Algarve (RTA), equipa que está a desenvolver uma aplicação (app) para registo de ocorrências nas rotas âncora do Algarve, cicláveis e pedestres.

Esta app pretende ser uma ferramenta de apoio à gestão do território com base na plataforma da AMAL «City as a Platform», uma aplicação digital de report.

A equipa da app, juntamente com a equipa técnica da Odiana, deslocou-se ao terreno e percorreu um breve troço da GR15 para testar a app.

A plataforma estará disponível para os técnicos das entidades com responsabilidade na implementação e gestão das rotas e permite registar qualquer tipo de ocorrência, em termos de descrição e georreferenciação, de modo a que qualquer elemento técnico possa ser informado da ocorrência e tratar da sua resolução.

«A grande meta é localizar, gerir e solucionar, com a maior brevidade quanto possível, ocorrências que se possam registar nas vias cicláveis e ou pedestres e que impeçam o turista ou residente de usufruir dessas vias.

A GR15, é uma rota pedestre que atravessa três concelhos, desde o litoral, barrocal e serra. São cerca de 65 quilómetros de rota pedestre, desde Vila Real de Santo António, passando por Castro Marim e terminando em Alcoutim (ou vice-versa).

O programa «Cycling & Walking» 2016-2019 visa a reabilitação e estabelecimento de novas rotas para passeios pedestres/bicicleta, criação de mapas com oferta integrada, aposta na divulgação e criação de uma rede de serviços de apoio que melhore a experiência e corresponda às necessidades da procura, com o objetivo de combater a sazonalidade no destino.

Trata-se de uma parceria institucional constituída pela AMAL, RTA, ATA e Turismo de Portugal.

Comentários

pub