Galeria Municipal de Albufeira vai passar a chamar-se João Bailote

O pintor albufeirense João Bailote, falecido a 25 de Outubro de 1986, vai dar nome à Galeria Municipal de Albufeira, […]

joão bailoteO pintor albufeirense João Bailote, falecido a 25 de Outubro de 1986, vai dar nome à Galeria Municipal de Albufeira, contígua ao Auditório, no exterior do edifício dos Paços do Concelho.

A cerimónia de aposição do nome está marcada para o próximo dia 25, precisamente quando se cumprem 30 anos sobre a morte deste nome importante das artes plásticas portuguesas.

João Barreto Bailote nasceu em Albufeira a 11 de Julho de 1913, tendo sido um dos pintores mais respeitados pelos seus pares entre os anos 40-60.

Urbano Tavares Rodrigues, Mário Dionísio, António Charrua, Marcelino Vespeira e Cruzeiro Seixas são apenas alguns dos muitos amigos que tinham a sua obra em elevada estima.

Sendo um dos pintores que mais vendeu em Portugal e no estrangeiro entre as décadas de 60-80, João Bailote, filho de um pescador de Albufeira falecido no mar em 1923, vai ter igualmente o primeiro livro com crítica sobre o seu trabalho, intitulado “Bailote: o pintor do Oposto”, da autoria de Luísa Monteiro.

Possuindo, desde os anos 30, o “Café Bailote”, na Rua 5 de Outubro, o pintor fez daquele espaço a primeira Galeria de Arte do Algarve. Era o ponto mais procurado por estrangeiros e intelectuais do país quando se deslocavam à região, pelo que em 1996 lhe foi atribuído o Diploma de Mérito Turístico (a 27 de Setembro), pelo então secretário de Estado do Comércio e Turismo Jaime Serrão Andrez. Também o Município o agraciou com a Medalha de Mérito Municipal – grau ouro, numa cerimónia ocorrida a 20 de Junho de 1997.

Desde a sua morte, a Câmara de Albufeira também já deu o nome de João Bailote a uma rua da cidade, bem como promoveu exposições da sua obra.

Desta vez, a cerimónia de aposição do nome vai ter lugar na terça-feira, às 18h00 e integra a oferta de um poster de um dos seus quadros a todos os presentes.

Comentários

pub