Festa do Cinema Francês também vai passar por Faro

A 17ª Festa do Cinema Francês, que se realiza em várias cidades do país, vai passar por Faro, de 1 […]

festa do cinema frances 1A 17ª Festa do Cinema Francês, que se realiza em várias cidades do país, vai passar por Faro, de 1 a 4 de Novembro, com a exibição dos filmes a ter lugar no Teatro das Figuras.

No dia 1, às 21h30, passará na grande tela a comédia dramática, de 1 hora e 55 minutos de duração, «Nuits avec Pattie»dos realizadores Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu.

Já no dia 2, às 10h30, haverá uma sessão escolar, para alunos entre os 10 e os 16 anos. O filme a exibir será a comédia «Jamais Contente», de Émilie Deleuze. Este filme centra-se na vida de uma rapariga de 13 anos.

«O meu pai é atroz, a minha mãe é atroz, os meus irmãos também, e eu sou a pior de todos. Para além disso, chamo-me Aurore. Os meus professores detestam-me, tinha uma amiga mas já não tenho, e os meus pais sonham em enviar-me para um colégio para se livrarem de mim», diz a sinopse deste filme.

No mesmo dia, às 19h00, há «La Belle Saison», de Catherine Corsini, uma comédia dramática de 2015, com 1 hora e 46 minutos de duração.

«1971, Delphine tem 23 anos. Filha de um agricultor, ela parte para Paris para conquistar a sua independência financeira. Caroline é parisiense e tem 35 anos. Numa relação com Manuel, vive ativamente o início do movimento femininista. Quando Delphine e Caroline se encontram, uma história de amor vai transformar as suas vidas». É este o mote para o filme «La Belle Saison», escrito na sua sinopse.

Ainda no dia 2 passará no Teatro das Figuras «Des Apaches», de Nassim Amaouche, também uma comédia dramática, mas de 2014, e com 1 hora e 37 minutos. Este filme tem como base o funeral da mãe da personagem Sami, onde esta cruza o olhar com um desconhecido, vindo a descobrir que é o seu pai.

Já no dia 3 de Novembro, há sessão dupla no Teatro das Figuras. Às 19h00, é exibida a comédia dramática «Terre Battue», de Stéphane Demoustier, com 1 hora e 35 minutos de duração. «Uma fábula lúcida e cruel do mundo neoliberal moderno em que vivemos. Um primeiro filme assombroso», escreveu Serge Kaganski, crítico, acerca deste filme.

Às 22h00, será a vez de «La Loi de la Jungle», de Antonin Peretjatko, uma comédia de 1 hora e 39 minutos. Este filme conta a história de  Marc Châtaigne, estagiário no Ministério do Trabalho, que é enviado à Guiana Francesa para estabelecer as normas europeias do espaço «Guyaneige», a primeira pista de ski indoor da Amazónia criada para promover o turismo local.festa do cinema frances 2

Por fim, no dia 4 de Novembro, haverá três sessões. Às 10h30, serão exibidas «Curtas-metragens do Festival d’Annecy II», de vários realizadores. Estas curtas são de animação e a sessão destina-se às escolas e a alunos entre os 10 e os 16 anos.

Às 19h00, haverá «Marie et les Naufragés» de Sébastien Betbeder, uma comédia de 1 hora e 44 minutos de duração.

«A Maria é perigosa, previne Antoine. O que não impediu Siméon de deixar tudo, ou mais precisamente, de não deixar grande coisa, para a seguir em segredo. Óscar, o seu colega de quarto, músico e sonâmbulo, e Antoine, o romancista frustrado, vão rapidamente seguir-lhe os passos. Ei-los no centro da Terra, mais precisamente numa ilha. É possível que os quatro estejam ligados a qualquer coisa que os ultrapassa», diz a sinopse deste filme.

Por fim, às 22h00, o Teatro das Figuras recebe o filme «Des Nouvelles de la Planète Mars», de Dominik Moll. Esta película centra-se em Philippe Mars, um informático divorciado, que procura viver uma vida tranquila, entre um filho no liceu, que acaba de se tornar vegetariano, uma filha no liceu, obcecada pelo sucesso, uma irmã pintora de obras pouco púdicas e uma ex-mulher que trabalha na televisão.

O bilhete para cada sessão custa 3,50 euros ou 3 euros para menores de 25 anos e maiores de 65. Todas as sessões escolares são gratuitas. Há, por fim, a possibilidade de comprar um cartão de 5 entradas, por 15 euros, ou de 10 entradas por 25 euros.

Comentários

pub