Faro desenvolve Plano de Pormenor para Largo do Mercado e Plano de Urbanização para o Areal Gordo

O Município de Faro está a desenvolver o Plano de Pormenor para o Largo Dr. Francisco Sá Carneiro  (Largo do […]

Mercado Municipal de FaroO Município de Faro está a desenvolver o Plano de Pormenor para o Largo Dr. Francisco Sá Carneiro  (Largo do Mercado), que pretende a reorganização da estrutura urbana desta zona, e o Plano de Urbanização do Areal Gordo, com vista a uma «ocupação sustentável da Campina de Faro».

A área de intervenção do Plano de Pormenor para o Largo Dr. Francisco Sá Carneiro tem aproximadamente 3,5 hectares de solo urbano, integrando o Largo Dr. Francisco Sá Carneiro e abrange também um troço da Rua Dr. Cândido Guerreiro.

A Câmara de Faro explica que esta zona «corresponde a uma área consolidada e de referência para a cidade, sobre a qual incide alguma pressão urbanística. É necessário reorganizar a estrutura urbana por forma a garantir uma correta relação entre edifícios e as zonas urbanas envolventes, assegurando ainda um espaço público com condições de mobilidade para todos».

Por sua vez, o Plano de Urbanização do Areal Gordo tem uma área de intervenção de aproximadamente 133 hectares, localizada em zona predominantemente rural, a nascente da cidade da Faro, junto à EN 125.

Segundo a autarquia, «com a elaboração deste plano, pretende-se essencialmente promover uma ocupação sustentável da Campina de Faro, bem como promover a reestruturação e renovação urbana».

Outro objetivo realçado pela autarquia é o de desenvolver «uma área empresarial municipal e a expansão e requalificação da área infraestruturada com vista ao acolhimento de atividades empresariais, para a relocalização de empresas e indústrias situadas ao longo da EN 125, em perímetros urbanos ou em solo rural».

Depois da publicação dos dois planos, o que ainda não aconteceu, haverá um período de consulta pública que se vai prolongar-se 15 dias úteis «durante o qual os interessados poderão proceder à formulação de sugestões, bem como à apresentação de informações, no âmbito do procedimento de elaboração dos referidos planos».

Comentários

pub