Ex-aluno da UAlg apresenta livro sobre metodologia de avaliação de ensino da Medicina

Luís Castelo-Branco, médico formado pela Universidade do Algarve, vai apresentar o livro «Competências Clínicas Práticas e Preparação para OSCE», sobre […]

Universidade do Algarve, Campus de Gambelas

Luís Castelo-Branco, médico formado pela Universidade do Algarve, vai apresentar o livro «Competências Clínicas Práticas e Preparação para OSCE», sobre uma metodologia de avaliação de ensino da Medicina. A apresentação decorre amanhã, dia 4 de Outubro, às 18h15, no Auditório Verde (edifício 8) do Campus de Gambelas.

Este livro é a primeira obra do género escrita em português e conta com a participação de mais de 100 médicos, entre vice-coordenadores, autores, diretores e revisores, alguns dos quais reputados especialistas nacionais de todo o país.

Os prefácios são da autoria de José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos, de José Ponte, primeiro diretor do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (MIM/UAlg), conjuntamente com Pedro Marvão, atual subdiretor do mesmo mestrado.

Já o posfácio é assinado por Manuel Sobrinho Simões, reputado professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A obra tem a chancela científica da Ordem dos Médicos.

A cerimónia inicia-se, às 17h30, com uma preleção e debate sobre o «Futuro da Formação e Avaliação Médica» e terá como oradores convidados Drew Tarmey, da Manchester Medical School e Carlos Cortes, coordenador do Conselho Nacional da Pós-Graduação da Ordem dos Médicos.

Já a moderação ficará a cargo de José Ponte, fundador do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve.

A sessão irá contar ainda com as intervenções de António Branco, reitor da Universidade do Algarve, José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, e Isabel Palmeirim, diretora do MIM.

Para as 18h15 está marcada a apresentação do livro que, além de Luís Castelo-Branco, tem ainda a colaboração de vários médicos formados pela Academia algarvia.

No final da cerimónia serão ainda assinados vários protocolos de cooperação. Será firmado um Acordo Específico de Cooperação Pedagógica entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve, um protocolo entre o Algarve Biomedical Center (ABC) e o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).

Para terminar, Fernando Araújo, secretário de estado Adjunto e da Saúde, estará presente na assinatura do protocolo entre a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos do Ministério da Saúde e a Universidade do Algarve.

 

Sobre o livro:

Trata-se da primeira obra do género em português sobre a metodologia OSCE (Objective Structured Clinical Exam) e surge com o objetivo de preparar atuais e futuros estudantes bem como todos os médicos para a prática das competências clínicas adquiridas ao longo do seu percurso académico. Apesar do OSCE ser uma metodologia de avaliação amplamente utilizada nos países anglo-saxónicos, ainda é pouco aplicada em Portugal pelo que este lançamento pretende contribuir para a sua ampla utilização nas instituições de ensino de medicina portuguesas.

«Além dos aspetos práticos, o que mais me seduziu, enquanto professor de Medicina e tutor de internos de Anatomia Patológica, no trabalho dos mais de cem profissionais que acompanharam o Doutor Luís Castelo-Branco nesta verdadeira aventura, foi a capacidade de distinguir o essencial do acessório (e ter a coragem de incluir a comunicação no lado do essencial) e o desassombro com que se aborda, ao longo de todo o livro, a questão do ensino de competências clínicas», diz Manuel Sobrinho Simões no posfácio do livro.

Comentários

pub