Ermida de Guadalupe “viaja” até à era medieval através do alaúde de Eduardo Ramos

A música medieval de Eduardo Ramos vai ecoar na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira, no concelho de […]

cartaz_23Outubro Eduardo RamosA música medieval de Eduardo Ramos vai ecoar na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira, no concelho de Vila do Bispo, no próximo domingo, dia 23 de Outubro, às 17h00.

Com um repertório de música de raiz ibérica dos séculos XIII ao XVI – música árabe, sefardita e galaico-portuguesa, Eduardo Ramos «estabelece uma ponte entre as memórias musicais, históricas e patrimoniais do espaço monumental, através do canto e dos sons do alude árabe», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve, que promove a iniciativa, através do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Eduardo Ramos cantor, compositor e multi-instrumentista, músico autodidata, dedica-se há mais de vinte anos ao estudo da música e instrumentos árabes e, atualmente, da música dos judeus sefarditas do oriente e do ocidente, sendo um dos precursores da divulgação desta música em Portugal.

Com seis discos gravados, tem realizado concertos não só em Portugal como em diversos países da Europa e Norte de África, em museus, bibliotecas, centros culturais e participado em feiras e festivais medievais ou eventos de temática árabe.

A Direção Regional de Cultura destaca «os concertos no Mosteiro dos Jerónimos, para a Associação Portugal-Egipto, com a presença dos embaixadores de Marrocos, Argélia e Egito, o concerto para o príncipe Aga Khan. A convite da Embaixada de Portugal em Marrocos atuou no “Festival Des Cordes Pincées” em Rabat, representou Portugal no “Festival de Música Sagrada do Mundo”, em Fez, (2015) e, em Abril deste ano, nos “Dias da Música” –  Centro Cultural de Belém».

O músico formou ainda o Ensemble Moçarabe e tem atuado com músicos como Rão Kyao, Raimundo Engelhartdt, Pedro Jóia, Paulo e Joaquim Galvão, João Pedro Cunha, Bruna Mélia, Tuniko Goulart, Vilma Keutcharian, Baltazar Molina.

O concerto é coorganizado pelo Ao Luar Teatro – Ideias Culturais e é uma iniciativa do programa anual da Direção Regional de Cultura do Algarve, DiVaM 2016 – O Espírito do Lugar.

Comentários

pub