Ermida de Guadalupe recebe concerto de músicas tradicionais orientais e ocidentais

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira, em Vila do Bispo, vai receber um concerto de música pelo […]

sirf ensembleA Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira, em Vila do Bispo, vai receber um concerto de música pelo SIRF Ensemble, que combinam influências musicais de tradições orientais e ocidentais, no próximo domingo, dia 30 de Outubro, às 17h00.

Este grupo apresenta, mais especificamente, «composições originais influenciadas pelo Música Maqam do Médio Oriente, Sufismo e criação de ambiências, que nos convidam para cenários sonoros da música tradicional da Grécia, Irlanda e Hungria», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg).

As performances do SIRF Ensemble «envolvem escuta atenta e respostas musicais espontâneas em diálogo com as características dos espaços acústicos», acrescenta a DRCAlg. Com efeito, em árabe o significado da palavra sifr, que dá nome a este trio, descreve um estado inesperado de escuta interior, de meditação.

Neste sentido, o concerto a acontecer na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, será «um evento único e um convite para experimentar um ato de comunhão/união/ re-ligação», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

O SIRF Ensemble é um trio de improvisação, com o irlandês Dave Boyd na percurssão, Balázs Hermann, húngaro, no contrabaixo, e o grego Dimitris Papageorgiou no violino.

Este concerto organizado pela Academia de Música de Lagos é uma iniciativa do programa anual da Direção Regional de Cultura do Algarve, DiVaM 2016 – O Espírito do Lugar.

Comentários

pub