Encontro Poesia a Sul também traz teatro, música e cinema a Olhão

O Encontro Poesia a Sul também vai trazer teatro, música e cinema a Olhão, entre os dias 21 a 30 […]

2016-233-AMO-napoleao-mira-e-reflectO Encontro Poesia a Sul também vai trazer teatro, música e cinema a Olhão, entre os dias 21 a 30 de Outubro. Na 2ª edição da iniciativa, a poesia dá o mote para um programa diversificado que abrange várias áreas.

O Poesia a Sul começa no  21 de Outubro e oferecerá, desde logo, uma obra fresquinha a Olhão. O poeta olhanense e comissário do evento Fernando Cabrita vai apresentar o mais recente volume da coleção «Oito Livros de Oito Poetas», a que se seguirá a inauguração de duas exposições no Auditório Municipal e um momento de poesia.

Haverá, ainda, lugar para um espetáculo de spoken word «12 Canções Faladas e 1 Poema Desesperado», por Napoleão Mira & Reflect, às 21h30, no Auditório Municipal.

O sábado, dia 22 de Outubro, começa com duas palestras no Museu Municipal de Olhão, a decorrerem a partir das 15h00. A primeira, por Fernando Cabrita, falará sobre o poema The Waste Land, de T. S. Elliot. De seguida, o espanhol Augusto Thassio de los Infantes fala sobre a vida e a morte de Miguel Hernandez.

Outra das iniciativas do dia é o debate «A Poesia e o Ensino», que acontece na Galeria Sul Sol e Sal, a partir das 18h30, com as presenças de Anabela Batista, Nélia Estevão, Paulo Penisga e Pedro Oliveira Tavares.

No domingo, dia 23, às 11h00, o espaço Cantaloupe recebe Poesia com Vista para o Mar, onde serão apresentados livros de Pedro Jubilot e Raquel Zarazaga, havendo ainda leituras de textos por vários poetas.

Às 17h00, há teatro nos Mercados Municipais, pelos Te-atrito. Meia hora mais tarde, no mesmo espaço, Teresa Rita Lopes dá uma palestra subordinada ao tema «Pessoa e o Livro do Desassossego». Ao fim da tarde, às 19h30, sempre nos Mercados Municipais, haverá espaço para leitura de poesia, pelas vozes de Rogério Cão e Fernando Cabrita.

A segunda feira é dedicada à apresentação dos livros de Miguel Godinho e António Ventura. Na terça feira, dia 25, é a vez dos autores Adília César, Marco Mangas, José Luís Rua Nacher e Eladio Orta darem a conhecer ao público as suas mais recentes obras.

João Pereira, Pedro Tavares, Said Trigaoui, Eva Vaz, Chi Trung e Luís Ene apresentam volumes da sua autoria na quarta feira, dia 26 de Outubro. As sessões decorrem a partir das 18h00, na Galeria Sul Sol e Sal.

Este dia ficará ainda marcado pela exibição da película Howl, de Allen Ginsberg, na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense, e pelo espetáculo de poesia e música de João Pereira e Eduardo Patarata, no espaço Cantaloupe.

O espaço eleito para a programação de quinta feira, dia 27, do Poesia a Sul, é a Sociedade Recreativa Progresso Olhanense onde decorre, a partir das 18h00, uma homenagem ao poeta algarvio Casimiro de Brito, no âmbito dos 55 anos das obras «Poesia 61 – A Geração de 1961» e a «Nova Poesia Portuguesa».

A programação do II Encontro Internacional Poesia a Sul prolonga-se até dia 30 de Outubro, com atividades literárias, musicais e lúdicas. Esta edição ficará também marcada por visitas diárias de poetas a escolas e lares do concelho e pela apresentação do Prémio Literário Escolar João Lúcio.

Comentários

pub