Crianças de Loulé vão receber livros sobre desperdício alimentar

Os alunos das escolas do 1º ciclo de Loulé vão receber livros infantis sobre desperdício alimentar, oferecidos pela Câmara Municipal. […]

Zero DesperdícioOs alunos das escolas do 1º ciclo de Loulé vão receber livros infantis sobre desperdício alimentar, oferecidos pela Câmara Municipal. A autarquia louletana vai assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebrou este domingo, com o lançamento de quatro publicações, destinadas aos munícipes mais novos.

A coleção de livros será apresentada hoje, segunda-feira, numa sessão que terá lugar nos Paços do Concelho de Loulé, às 11h00. A ideia desta iniciativa é, segundo a autarquia, «contribuir para alterar e fazer alterar determinados comportamentos relacionados com o desperdício alimentar, nomeadamente junto daqueles que serão “os adultos do futuro”».

«O desperdício alimentar é uma realidade com uma conotação cada vez mais negativa no nosso quotidiano, representando um problema global e transversal, para o qual é fulcral definir e implementar medidas, bem como assumir compromissos que coloquem a sociedade no caminho do desperdício zero, ao longo de toda a cadeia alimentar», considerou a Câmara de Loulé.

Neste concelho algarvio, a luta contra o desperdício alimentar já tem história, tendo em conta que Loulé foi o primeiro município da região ao Movimento Zero Desperdício, através da assinatura do protocolo com a Associação Dariacordar, em Novembro de 2014.

Com este acordo, passou a ser possível «redirecionar os alimentos para a alimentação humana, salvaguardando a qualidade, higiene e segurança alimentar, assumindo-se esta ação como um complemento às respostas sociais já existentes no Concelho».

«Foi ainda realizada uma cooperação com a associação In Loco e o município de São Brás de Alportel, no âmbito do projeto “Não desperdice o nosso futuro! – uma aliança europeia de jovens e de autarcas no Ano Europeu para o Desenvolvimento”, com o envolvimento das escolas», lembrou a autarquia louletana.

A política de Zero Desperdício também está bem patente num dos principais eventos promovidos anualmente pela Câmara de Loulé, o festival MED. Na edição deste ano do MED, foram reaproveitados cerca de 205 quilos de alimentos prontos a consumir.

Comentários

pub