Concerto em Portimão de Nuno Alexandrino e Coral Adágio lança Festival de Órgão de 2016

Um concerto do organista Nuno Alexandrino, acompanhado pelo Coral Adágio, vai dar o pontapé de saída à edição de 2016 […]

Nuno Alexandrino - CópiaUm concerto do organista Nuno Alexandrino, acompanhado pelo Coral Adágio, vai dar o pontapé de saída à edição de 2016 do Festival de Órgão do Algarve, esta sexta-feira, dia 28 de Outubro, às 21h30, na Igreja Matriz de Portimão. Este ano, o evento da associação Música XXI começa em Portimão e irá passar, até ao dia 26 de Novembro, em cinco igrejas dos concelhos de Loulé, Faro e Tavira.

Neste concerto inaugural, o programa conta com duas partes. Numa primeira, Nuno Alexandrino irá interpretar «árias, prelúdios, fantasias, suites e andantes» no órgão, a solo. «Na segunda parte do concerto, destaque para a exigente obra “Stabat Mater” de João Rodrigues Esteves, para Coro e Órgão. Esta obra refere-se ao sofrimento de Maria, sendo considerado um hino religioso sobre o qual foram elaboradas diversas composições musicais», segundo a Música XXI.

Nuno Alexandrino é licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Antoine Sibertin-Blanc. Foi aluno na Escola de Artes de Utrecht (Holanda), onde estudou Órgão com Willem Tanke. Frequentou diversos Masterclasses de Órgão, com prestigiados organistas.

O Grupo Coral Adágio nasceu em Portimão em 1989 e tem como Maestro António Alves. Atua em diversos eventos de índole sócio-cultural, em Portugal e no Estrangeiro. O eclético repertório do Grupo inclui peças da Renascença à atualidade, da polifonia sacra aos espirituais negros, passando pela música popular portuguesa e de outros países.

O Festival de Órgão do Algarve, que sai pela primeira vez das fronteiras de Faro, para rumar a outras cidades algarvias, segue para a Igreja Matriz de Boliqueime, que receberá o primeiro dos concertos de órgão no local a 4 de Novembro, com o organista João Paulo Janeiro.

A 11 de Novembro, o evento regressa à Matriz de Portimão, que desta vez vai acolher o organista Rafael Reis. A 18 de Novembro, o organista Nuno Alexandrino volta a atuar, agora em Boliqueime.

Em Tavira, a Igreja de Santiago acolhe a 18 de Novembro o organista Tiago Ferreira e na semana seguinte, a 25 de Novembro, o órgão da Igreja da Misericórdia ecoará pelas mãos de Tadeu Filipe. Os concertos em Faro iniciam-se a 5 de Novembro, na Igreja do Carmo, no formato de música de câmara, com João Paulo Janeiro e Filipa Oliveira (órgão e flauta de bisel), seguindo-se a 12 de Novembro uma apresentação a solo pelo organista Rafael Reis.

Na Sé de Faro, o órgão histórico soará a 19 de Novembro, pelo organista Tiago Ferreira, enquanto o encerramento do Festival ficará a cargo de Tadeu Filipe, a 26 de Novembro.

Os concertos começam sempre às 21h30 e têm entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve – 2016 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.

Comentários

pub