Companhias de teatro de Silves e Serpa estreiam «Tráfico»

As companhias de teatro AL Teatro, do Algarve, e Baal 1, do Alentejo, vão estrear este mês, em Serpa e […]

tráfico 1As companhias de teatro AL Teatro, do Algarve, e Baal 1, do Alentejo, vão estrear este mês, em Serpa e Silves, a sua nova coprodução «Tráfico», uma «visão satírica da realidade» escrita pelo dramaturgo galego Carlos Santiago.

A peça vai estrear-se amanhã, quarta-feira, dia 19, no Cineteatro Municipal de Serpa, rumando depois a Silves, onde se apresenta pela primeira vez no dia 27, às 21h30, no Teatro Mascarenhas Gregório.

Trata-se de «uma comédia trágica, crua e obscena, onde o sangue flui sem contenção», através da qual Carlos Santiago, tendo como «pano de fundo a crise e a deriva do capitalismo, serve-se do humor negro para uma leitura satírica da atualidade mundial (a que Portugal não é alheio)», explica a Companhia de Teatro Baal 17.

Carlos Santiago retrata um «mundo corrompido pelo poder e pelo dinheiro» e no qual traficantes «de toda a espécie, de todo o tipo, de todas as coisas, de muita gente, pululam entre nós», acrescenta a Baal 17.

 

tráfico 2

Na peça, «uma mulher obscura, Medeia, dirige um Hotel singular», o «Hotel Balneário Olimpo», onde se oferecem «curas de stress a traficantes necessitados de descanso e repouso».

Mas, «na realidade, o negócio esconde um propósito mais maquiavélico do que a satisfação das necessidades terapêuticas do crime organizado: a vingança, traçada com paixão pela protagonista, contra aqueles que a traíram».

Em Serpa, a peça poderá ser vista entre 19 e 22 de Outubro. Em Silves, «Tráfico» irá apresentar-se nos dias 27 a 29 de Outubro e 4 e 5 de Novembro, às 21h30, e ainda a 30 de Outubro e 6 de Novembro, às 16h30. Será ainda apresentada no dia 15 de Novembro, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

A peça, que tem encenação do galego Chiqui Pereira e é interpretada pelos atores Bárbara Soares, Filipe Gonçalves, Filipe Seixas, Pedro Ramos e Rui Ramos, foi coproduzida ao abrigo de um acordo entre o Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes, os municípios de Serpa e Silves e as duas companhias.

 

Teaser da nova peça «Tráfico»:

 

TRÁFICO_ Teaser 2 from Baal 17 on Vimeo.

Comentários

pub