Castro Marim homenageia indústria salineira em nova Festa da Safra do Sal

O sal e os profissionais a ele ligados vão ser homenageados em nova «Festa da Safra do Sal», que irá […]

SaliniculturaO sal e os profissionais a ele ligados vão ser homenageados em nova «Festa da Safra do Sal», que irá ter lugar em Castro Marim, na próxima segunda-feira. A iniciativa irá juntar trabalhadores, empresários e entidades ligadas à atividade salineira na Casa do Sal, a partir das 18h00.

O evento «surge pelo facto de Castro Marim ser atualmente o núcleo mais representativo da salicultura tradicional, por constituir uma unidade geográfica bem definida, mas também por ser neste concelho que persiste a maior comunidade de salinicultores artesanais», segundo a Câmara castro-marinense.

«Este convívio, mais que promover, pretende dignificar a profissão e a figura tradicional do salineiro, um pilar fundamental no crescimento da produção do sal de Castro Marim, assente na valorização e exploração dos recursos endógenos», acrescentou a autarquia.

O sal produzido em Castro Marim «já é um produto reconhecido além-fronteiras, no entanto o grande objetivo é competir nos mercados internacionais, como tal estão a ser levados a cabo esforços no sentido da reativação da atividade para aumentar os níveis de exportação».

Comentários

pub