Câmara hiperbárica do Hospital de Alvor já tratou mais de meia centena

Mais de meia centena de doentes, em mais de 600 sessões, já foram tratados na Câmara Hiperbárica instalada há um […]

câmara hiperbáricaMais de meia centena de doentes, em mais de 600 sessões, já foram tratados na Câmara Hiperbárica instalada há um ano no Hospital Particular de Alvor, a única em todo o Algarve.

Fonte daquele grupo hospitalar privado disse ao Sul Informação que «os casos mais frequentes  foram feridas complicadas, nomeadamente as do pé diabético, surdez súbita e acidentes de descompressão».

O Departamento de Medicina Hiperbárica foi inaugurado no Hospital Particular de Alvor há um ano. O serviço já atendeu muitos e variados doentes: acidentados de descompressão por mergulho, doentes diabéticos e as suas complicadas feridas, condições súbitas de surdez ou de cegueira, intoxicações por monóxido de carbono, entre outras.

A Medicina Hiperbárica utiliza o oxigénio puro em ambiente hiperbárico como terapia, ou seja, o oxigénio é administrado a uma pressão superior à pressão do nível do mar, sendo o tratamento realizado num equipamento especial chamado câmara hiperbárica.

Este aumento de oxigénio nos tecidos favorece todos os processos da cicatrização, sobretudo em tecidos hipóxicos, como é o caso das úlceras diabéticas.

A câmara, a única existente a sul de Lisboa, é do tipo “multi-place” com capacidade para sete pacientes simultaneamente.

A pensar nos casos mais críticos, encontra-se equipada com um ventilador e um sistema de monitorização de sinais vitais, similares aos que se encontram em unidades de cuidados intensivos.

Por outro lado, a câmara possui também um sistema de ar condicionado e um sistema de entretenimento vídeo e rádio, tornando o tratamento numa experiência agradável.

Comentários

pub