Câmara de Albufeira promove oficinas terapêuticas para idosos com demência

  A Câmara de Albufeira vai promover, todas as terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, um conjunto de oficinas terapêuticas […]

 

albufeiraA Câmara de Albufeira vai promover, todas as terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, um conjunto de oficinas terapêuticas para idosos com problemas de demência, no Parque Lúdico da cidade.

Esta iniciativa vai durar seis meses e tem como objetivo desenvolver «atividades que promovam as capacidades cognitivas e funcionais, estimulem a autonomia e o retardar da doença», diz a Câmara de Albufeira.

As intervenções integram Terapia de Orientação para a Realidade, Terapia da Reminiscência, Arte Terapia, Estimulação Cognitiva e Mindfulness.

«Estimular a função cognitiva a nível individual e em grupo; promover a autonomia em atividades de vida diária, fomentar competências sociais e culturais e prevenir o isolamento, são alguns dos objetivos específicos que se pretende alcançar com a ação», acrescenta a Câmara de Albufeira.

Para mais informações os interessados deverão contactar os serviços de Ação Social do Município através dos seguintes telefones: 289 599 690 ou 289 599 509.

 

Sobre a demência:

Em Portugal existem cerca de 153 mil pessoas com demência, situação que se prevê venha a duplicar já em 2040.

O envelhecimento leva a um aumento das doenças crónicas e degenerativas que comprometem cada vez mais a qualidade de vida, nomeadamente ao nível da atenção, memória, capacidade percetiva e espacial, funções executivas e a velocidade de processamento da informação, o que dificulta o dia-a-dia dos idosos e tem consequências graves em termos de saúde pública

Comentários

pub