Base de apoio para a Proteção Civil vai (finalmente) ser construída em Quarteira

A obra de construção da Base de Apoio Logístico (BAL) da Proteção Civil em Quarteira, uma das cinco estruturas deste […]

Auto de Consignação da B.A.L. (Base de Apoio Logistico)em Quarteira - CML - Mira (3)A obra de construção da Base de Apoio Logístico (BAL) da Proteção Civil em Quarteira, uma das cinco estruturas deste tipo a instalar em todo o território nacional, foi consignada esta sexta-feira. Esta infraestrutura «irá permitir o apoio, armazenamento de equipamento, estadia e sustentação logística das operações de proteção civil em todo o Algarve», segundo a Câmara de Loulé, que lançou a obra.

A intervenção irá custar 1,6 milhões de euros e deverá estar concluída dentro de ano e meio. «Com esta empreitada será retomada a construção de umas instalações que se encontravam paradas e em ruínas desde 2009 devido à insolvência do empreiteiro», acrescentou a autarquia.

Esta será uma das cinco BAL criadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a nível nacional, em cada uma das regiões-plano. «Pretende-se que fiquem aqui residentes os meios de socorro a operacionalizar em caso de acidente grave ou catástrofe, como por exemplo inundações, explosões, incêndios, sismos, entre outros», explicou a Câmara.

A unidade terá capacidade para albergar perto de 120 operacionais, assegurando o alojamento, alimentação, espaços administrativos (gestão e comunicações), armazenamento de equipamentos, abastecimento (exterior) e parqueamento de veículos. O edifício irá ainda integrar o Comando da 2ª Companhia do Regional do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e a equipa helitransportada, para ataque inicial a incêndios florestais, que guarnece o Centro de Meios Aéreos de Loulé.

«Para a autarquia de Loulé esta é uma obra importante não apenas para Quarteira como para toda a região e para o País e vem reabilitar aquele que era um monte escombros no coração da cidade. Passados oito anos desde que esta obra começou até ao dia de hoje, foi preciso muita diplomacia política junto de várias instâncias para chegarmos a este momento», ilustrou a Câmara louletana.

Comentários

pub