7ª edição do Festival de Observação de Aves de Sagres «superou anos anteriores»

A 7ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que se realizou entre 30 de Setembro […]

A observar as aves na Cabranosa
A observar as aves na Cabranosa

A 7ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que se realizou entre 30 de Setembro e 5 de Outubro, bateu vários recordes. Um total de 1109 pessoas participaram em 300 atividades ligadas à natureza, distribuídas pelo concelho de Vila do Bispo.

A Câmara de Vila do Bispo diz que «mais uma vez o festival foi considerado um sucesso, mas sempre com a visão de querer fazer mais e melhor».

Segundo a organização, foram observadas 134 espécies de aves e paralelamente foram feitos passeios de barco e pedestres que permitiram observar vegetação nativa de Sagres, libélulas, mamíferos marinhos entre outros.

Os mais de 1000 participantes dividiram-se entre 29 nacionalidades, entre os quais se incluíram portugueses, australianos, indianos, canadianos e muitos europeus.

As atividades dedicadas aos mais novos tiveram também, este ano, bastante adesão.

Ganso-patola ou alcatraz (Morus bassanus) juvenil
Ganso-patola ou alcatraz (Morus bassanus) juvenil

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, participaram no evento, onde simbolicamente libertaram duas aves de rapina provenientes de cativeiro, plantaram árvores e removeram uma espécie invasora.

No dia da visita dos governantes, Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, disse «que o evento deste ano já superou, em vários aspetos, os anos anteriores. Nós e os nossos parceiros temos conseguido gradualmente que este evento tenha mais notoriedade, o que também se deve à conquista do “Prémio Município do Ano de 2015” e à excelente equipa que temos, nomeadamente a Almargem, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e o Município. Este ano, tivemos mais 100 atividades que na edição anterior, perfazendo as 300, e muitas esgotaram antes do festival começar».

O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e teve a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Almargem como co-promotores. Acontece nesta altura do ano porque é o pico da altura da migração de outono, quando as aves migratórias deixam o nosso país em direção a terras quentes africanas.

Comentários

pub