XVIII Encontro de Música Antiga de Loulé leva música às igrejas do concelho

O XVIII Encontro de Música Antiga de Loulé “Francisco Rosado” vai levar a melhor música, dos tempos da Idade Média […]

Poster Musica Antiga com programaO XVIII Encontro de Música Antiga de Loulé “Francisco Rosado” vai levar a melhor música, dos tempos da Idade Média até finais do século XVIII, às igrejas do concelho de Loulé, de 2 a 30 de Outubro.

O programa desta edição integra também uma componente pedagógica, de forma a criar um público atento e esclarecido, apreciador desse género musical.

No arranque do evento, a 2 de Outubro, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, recebe o músico sevilhano Emilio Villalba com o concerto Secretos Medievales /El sonido olvidado.

Segundo os promotores do evento, «segredos esquecidos do artesanato musical medieval ganham vida neste espetáculo composto por peças musicais de cariz andalusí, até refinadas composições de trovadores da Europa central».

A 8 de Outubro, o Ensemble de Flautas de Loulé, do Conservatório de Música da cidade, junta-se ao Ensemble Pictórico, da Escola de Música do Conservatório Nacional, para um concerto de música vocal e instrumental do Período Barroco, que terá lugar na Igreja de S. Sebastião, em Boliqueime.

O repertório passará por nomes como Claudio Monteverdi, Henri Purcell e G.F. Handël, entre outros compositores do Barroco inicial e tardio.

O Artemandoline Baroque Ensemble leva à Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte, no dia 16 de outubro, Le monde des salons.

«A música puramente instrumental para bandolim alcançou um alto grau de perfeição no século XVIII. O ambiente requintado dos salões intelectuais e mansões deu uma nova direção artística à música do tempo, revolucionando o gosto e a sensibilidade de um público mais vasto». É esta a proposta do grupo para este Encontro.

O Espelho Quebrado é o nome do espetáculo que Arte Mínima, projeto dirigido por Pedro Sousa Silva, irá apresentar na Igreja de S. Lourenço, em Almancil, a 22 de outubro. Trata-se de um concerto de flauta em trio com canto e alaúde – repertório para alaúde e voz.

O trio Os Músicos do Tejo apresenta um concerto com dois cravos e uma flauta de bisel, «numa viagem musical imperdível», diz a autarquia louletana, que acontece a 23 de outubro, na Igreja de S. Francisco, em Loulé.

«A obra-prima do ilustre compositor Johann Sebastian Bach, composta no fim de sua vida, deixa-nos perplexos pela sua perfeição e pelos enigmas musicais do seu legado», refere a Câmara de Loulé. Por conseguinte, 270 anos mais tarde, o agrupamento brasileiro Quinta Essentia apresenta, no dia 29 de Outubro, na Igreja Matriz de Loulé esta grande obra em instrumentos históricos.

ArtemandolineO último concerto do XVIII Encontro de Música Antiga de Loulé acontece na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, a 30 de outubro, com o Grupo de Música Antiga 1500.

Esta formação vocal e instrumental dedicada à interpretação da música antiga traz o concerto «Do Divino e o Mundano, uma peregrinação sonora do século XIII ao XVI».

O seu repertório compreende desde a música composta nos séculos centrais e finais da Idade Média, até à música do Renascimento e primeiro Barroco, tomando como referência o ano de 1500, que dá nome ao grupo.

Com entrada livre, todos os concertos começam às 21h30.

Nos primeiros anos dos Encontros, Francisco Rosado, que faleceu em Setembro de 2015, foi o diretor artístico e grande mentor deste evento, tendo permitido que o concelho de Loulé recebesse importantes grupos de Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica ou Holanda, aliando sempre um programa complementar com diversos workshops e masterclasses.

Nesse sentido, a autarquia de Loulé presta homenagem ao mentor deste evento, passando agora a designar o evento por Encontro de Música Antiga de Loulé “Francisco Rosado”.

«Uma vez que acontece em outubro, fora da chamada “época alta” da animação na região, este Encontro de Música Antiga constituiu mais uma oportunidade para o público algarvio e para os turistas estrangeiros que visitam a região nesta altura do ano poderem disfrutar de espetáculos de grande qualidade e apreciar a riqueza do património eclesiástico concelhio», refere a autarquia louletana.

 

Pedagogia no Programa do Encontro

Além dos concertos, o programa deste Encontro integra também iniciativas pedagógicas dirigidas não só a quem exerce a sua atividade na área da música, mas também ao público em geral, interessado nestas matérias.

No fim de semana de 15 e 16 de Outubro, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, o Conservatório de Música de Loulé recebe o workshop de Manutenção de Flautas, por Julie Dean. Esta é uma das poucas professoras no Reino Unido a lecionar o Método Suzuki para flauta de bisel. Dirige ainda uma loja online, através da qual realiza reparações e manutenções de flautas, e vai estar em Loulé a falar sobre a sua experiência nesta área.

Já Pedro Sousa Silva apresenta a 23 de Outubro, a partir das 10h00, na Sala Polivalente do Museu Municipal de Loulé, o Seminário sobre “Ornamentação Barroca”.

Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, com uma tese que discute a interação entre teoria e prática na interpretação de música do Renascimento, como flautista, é várias vezes convidado nos mais diversos contextos em vários países da Europa. Presentemente tem dedicado especial atenção aos seus projetos A Imagem da Melancolia, Arte Minima e Mi contra Fa.

Além de ser professor adjunto na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (Porto), Pedro Sousa Silva integra o centro de investigação CESEM da Universidade Nova de Lisboa e tem dedicado grande atenção ao imenso reportório inédito contido nas fontes portuguesas dos séculos XVI e XVII.

Finalmente, no dia 30 de outubro, Renata Pereira será a responsável pela masterclass de Flauta de Bisel, que acontece das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, no Conservatório de Música de Loulé.

Graduada em Flauta de Bisel, pela Escola de Música de Belas Artes do Paraná, enquanto docente usa o Método Suzuki, sendo fundadora. Como solista foi premiada em concursos destacando. Desde 2006 é flautista e fundadora do Quinta Essentia.

Comentários

pub