Vilamoura: Hotel Dom Pedro recebe reunião científica sobre o delirium

O Hotel Dom Pedro, em Vilamoura, vai receber a primeira reunião científica anual, feita em Portugal, sobre o delirium, a […]

hotel dom pedroO Hotel Dom Pedro, em Vilamoura, vai receber a primeira reunião científica anual, feita em Portugal, sobre o delirium, a 3 e 4 de Novembro.

O evento é organizado pela Associação Europeia de Delirium e conta com a organização local da Cérebro & Mente – Associação para o Desenvolvimento em Investigação em Saúde Mental.

Segundo Joaquim Cerejeira, psiquiatra e presidente da Cérebro & Mente, «o delirium é a complicação mais frequentemente observada em doentes hospitalizados, afetando sobretudo pessoas de idade avançada e com demência. Esta síndroma está associada a um prognóstico adverso com aumento da duração do internamento, da morbilidade e da mortalidade intra-hospitalar, como também a longo prazo agravando as taxas de deterioração cognitiva e funcional e de mortalidade».

O especialista acrescenta: «nos últimos anos o interesse pelo delirium aumentou consideravelmente devido à constatação de que é possível prevenir esta síndroma e minimizar o seu impacto negativo. Por isso, vários países europeus desenvolveram normas de orientação clínica com o objetivo de diagnosticar precocemente os episódios de delirium e de instituir medidas preventivas e terapêuticas eficazes».

Um episódio de delirium corresponde à falência aguda do cérebro, em consequência de uma condição médica, como uma infeção ou a exposição a um fármaco. «Na maior parte dos doentes idosos internados, a causa é multifatorial e complexa, resultado da confluência de vários fatores predisponentes e precipitantes», explica Joaquim Cerejeira.

Independentemente das causas subjacentes, o que caracteriza o delirium é a perturbação da atenção, como a redução da capacidade de dirigir ou manter a atenção e da consciência, com a diminuição da orientação em relação ao ambiente). Este distúrbio desenvolve-se num curto período de tempo.

Os participantes nesta reunião científica pertencem a todo o espetro das disciplinas da saúde, sendo constituído sobretudo por médicos, enfermeiros, psicólogos e investigadores oriundos de mais de 20 países europeus, assim como da América do Norte e Austrália.

Comentários

pub