Transportes públicos de Alcoutim passam a ser geridos pela AMAL

A estratégia de mobilidade e os serviços públicos de transporte de Alcoutim vão passar a ser geridos pela AMAL – […]

Alcoutim Rio GuadianaA estratégia de mobilidade e os serviços públicos de transporte de Alcoutim vão passar a ser geridos pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, ao abrigo de um contrato interadministrativo de delegação de competências já aprovado em Reunião de Câmara do município alcoutenejo.

«O contrato em causa abrange a definição dos objetivos estratégicos do sistema de mobilidade, planeamento, organização, operação, atribuição, fiscalização, investimento, financiamento, divulgação e desenvolvimento do serviço público de transporte de passageiros. Este documento resultou de um documento base e de uma estratégia regional no âmbito da mobilidade aprovada em sede da AMAL no passado dia 25 de Julho», segundo a Câmara de Alcoutim.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve (PAMUS), a que se refere a autarquia alcouteneja, foi lançado com o objetivo de melhorar a mobilidade e, acima de tudo, a intermodalidade no Algarve.

«O objetivo é a aproximação das decisões aos cidadãos, a promoção da coesão territorial, o reforço da solidariedade intermunicipal, a melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações e a racionalização dos modos, meios dos recursos disponíveis, mediante uma gestão eficiente, eficaz, sustentável e socialmente útil do serviço público de transporte de passageiros que servem os utentes no território da AMAL», reforçou a Câmara.

A autarquia defende que, com a passagem da tutela da gestão do sistema de transportes algarvio do Instituto da Mobilidade e Transportes para a Comunidade Intermunicipal do Algarve, «importa assegurar a continuidade e evitar roturas na prestação do serviço público de transporte de passageiros às populações, sem prejuízo da necessidade de se procurar continuamente promover uma maior eficiência da sua gestão e exploração».

Comentários

pub