Tertúlia e espetáculo de fogo assinalam 30º aniversário das Piscinas Municipais de Loulé

Os 30 anos das Piscinas Municipais de Loulé vão ser assinalados no dia 11 de Setembro com uma tertúlia e […]

Piscinas Municipais de LouléOs 30 anos das Piscinas Municipais de Loulé vão ser assinalados no dia 11 de Setembro com uma tertúlia e com um espetáculo de fogo. A tertúlia sobre “A história e as estórias dos 30 anos das Piscinas Municipais de Loulé” está marcada para as 21h00 e, às 23h30, a Associação Artística Satori apresenta “Aqua Complexo”.

Segundo explica a Câmara de Loulé, a tertúlia, que tal como o espetáculo de fogo se realiza nas piscinas, «trata-se de uma iniciativa dedicada à história, às estórias, às afetividades, aos momentos marcantes e à comemoração do trigésimo aniversário desta instalação desportiva».

A entrada para os dois eventos é gratuita.

 

Saiba mais sobre as Piscinas Municipais de Loulé:

Foi no início da década de 60 que um grupo de entusiastas louletanos fomentou a ideia de construir, na então vila de Loulé, uma piscina, numa altura em que a região algarvia era muito pobre em infraestruturas desportivas. Deram-se, nesse sentido, os primeiros passos. Mas, à falta de interesse das pessoas com maior poder económico, aliava-se a descrença dos entusiastas que, com falta de verbas, viram cair por terra o seu sonho.

Com a chegada do 25 de Abril e com a dinamização desportiva que o processo revolucionário estendeu a todo o país, ao projeto de construção das piscinas chegou também um novo alento. No final dos anos 70, a ideia começou finalmente a ganhar corpo. Com João Simões (Gonito) à frente do pelouro da Cultura e Desporto da Câmara Municipal, iniciou-se um vasto número de contactos com a Direção Geral de Desportos, tendentes à concretização do projeto.

A hipótese de construção de um tanque de 12,5mx25 m, com a possibilidade de ser coberta, a curto prazo e com custos reduzidos, foi a consequência vitoriosa de uma maratona de esforços bem sucedidos. Mas após a discussão do projeto, a Câmara Municipal de Loulé, então presidida por Critóvão Mealha, optou pela construção de uma piscina olímpica de 50 metros, tornando mais remota a hipótese de a cobrir.

A obra foi adjudicada a uma empresa por vinte mil contos, e tomou corpo durante a presidência de Mendes Bota, período durante o qual se acrescentou à ideia inicial a piscina de saltos olímpica, a piscina para crianças e todo o espaço de lazer envolvente, sendo inaugurada em junho de 1986, já no mandato do presidente José Cavaco.

A nova piscina alcançou um espantoso sucesso nos meses de verão e as escolas de natação acolhiam cerca de 1000 alunos. Alguns dos grandes eventos de natação a nível nacional passaram a ocorrer nas Piscinas de Loulé. Por tudo isto, começou a tornar-se imperioso a construção de uma piscina coberta.

O projeto avançou, com um empreendimento abrangendo uma área superior a 1.600 m2 e envolvendo, além de uma piscina coberta de 25mx12,5m, um tanque de aprendizagem para crianças, uma zona de treino de saltos e outros equipamentos complementares. A 13 de novembro de 1993, as piscinas cobertas foram finalmente concluídas e inauguradas pelo presidente Joaquim Vairinhos.

A Câmara de Loulé diz que as Piscinas Municipais «constituem um equipamento altamente moderno, de grande dinâmica e polivalência, onde cabem todas as valências das atividades aquáticas: recreação, lazer, habituação, adaptação, aprendizagem, formação, sincronização, natação competitiva e pólo aquático. Estas atividades correspondem não só aos interesses das populações escolares e desportivas do Concelho, como também aos interesses da população em geral».

O complexo conta, segundo a autarquia, «com modernos equipamentos complementares: trampolins de um a três metros, bomba de contra corrente, som subaquático e visores subaquáticos. Existem ainda instalações que permitem disponibilizar apoio médico no local. Para além dos equipamentos aquáticos, são disponibilizados recursos diversos que contribuem para o desenvolvimento do bem-estar físico dos utilizadores: sauna, jacuzzi, banho turco e sala de massagens».

 

 

Comentários

pub