Sylvain Bongard expõe «Regresso da Maré» no Museu de Portimão (com fotos)

Sylvain Bongard, um artista suíço radicado no Algarve há mais de 40 anos, dá a ver, no átrio do Museu […]

Regresso da Maré_exposição_er_01Sylvain Bongard, um artista suíço radicado no Algarve há mais de 40 anos, dá a ver, no átrio do Museu de Portimão, através das suas esculturas em cerâmica de grandes dimensões, um mundo que parece arrancado da profundezas do mar. Trata-se da exposição “Regresso da Maré”, que pode ser visitada até 2 de Outubro.

A mostra, que foi inaugurada no passado sábado, faz parte de uma coleção de esculturas moldadas à mão, em grés cerâmico, pintadas com uma mistura de vidrados naturais que representam um fragmento do mundo submerso real e mal conhecido, misturado com o mundo imaginário de Sylvain Bongard. São formas, por vezes fantasiosas, que estimulam o imaginário comum, a visão, o som e a sensação de se estar debaixo de água evocando os mistérios escondidos nas profundezas dos oceanos.

Apaixonado pelo mar, o artista considera que «nunca é demais chamar a atenção do público para os encantos e segredos deste mar que a todos faz falta. Estas esculturas poderão fazer-nos sentir que uma simbiose entre a humanidade e o Mar é possível e que uma saudável sintonia entre homem e Oceano está ao nosso alcance dependendo dos nossos próximos passos».

 

Regresso da Maré_exposição_er_12

Esta é a segunda exposição de Sylvain Bongard no Museu de Portimão, após ter exposto “Arte Submersa”, com 200 obras, que integrou o programa do terceiro aniversário do Museu de Portimão, em 2011.

A exposição “Regresso da Maré” inclui, ainda, uma instalação de sardinhas, com cestos feitos em grés cerâmico moldados à mão pela artista Tara Ezaguy Bongard.

A exposição pode ser visitada à terça-feira, entre as 14h30 e as 18h00, e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub