Simulacros em Castro Marim testam resposta a queda de avião e derrocada no castelo

A queda de um avião na praia da Alagoa, em Altura, e uma derrocada no Castelo de Castro Marim, na […]

Castro MarimA queda de um avião na praia da Alagoa, em Altura, e uma derrocada no Castelo de Castro Marim, na sequência dos Dias Medievais, vão ser simuladas este fim-de-semana. Os dois simulacros fazem parte de curso intensivo de atuação em emergência e catástrofe que começou hoje na vila castromarinense. 

O primeiro simulacro – a queda de uma aeronave, em pleno verão, na praia da Alagoa – está marcado para este sábado às 17h30 e o segundo, no Castelo de Castro Marim, para domingo às 9h30.

A iniciativa é promovida por uma aluna finalista do curso de medicina, natural de Altura e o objetivo é o de «preparar os formandos, provenientes de diferentes áreas formativas e de atuação, e as entidades envolvidas para uma possível eventualidade».

Os simulacros são antecedidos por um seminário, com oradores portugueses e internacionais, que incidirá sobre a formação em emergência médica e de catástrofe. Serão ainda abordados temas como coordenação e comando, o sistema de triagem START, a intervenção psicossocial em crise, legítima defesa em ambiente hostil, comunicação social e língua gestual portuguesa em ambiente pré -hospitalar.

 «As situações de catástrofe e acidentes multi-vítimas são uma realidade no mundo atual e é necessária a preparação teórica e prática dos profissionais de saúde para que façam a diferença, caso se torne numa situação real. Devemos estar preparados e treinados para agir em catástrofe e esta formação é de extrema importância», considera a aluna de Medicina, Verónica Sofia.

Na sessão de abertura, o médico e autarca de Castro Marim Francisco Amaral, declarou que «em Portugal, muitas vezes, só nos lembramos de Santa Bárbara quando faz trovões, um agradecimento muito especial à nossa munícipe Verónica, que é a alma deste curso e que o município tem muito gosto de apoiar».

A iniciativa é organizado pelo Clube de Artes Marciais de Altura e tem o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim.

 

Comentários

pub
pub