Seis municípios do Algarve aderem à “Semana Europeia da Mobilidade”

Loulé, Faro, Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira são os representantes algarvios na Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza de […]

Parking Day2Loulé, Faro, Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira são os representantes algarvios na Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza de 16 a 22 de Setembro.

A Semana Europeia da Mobilidade engloba três tipos de iniciativas: a realização de atividades que promovam a utilização de meios de transporte coletivos ou não poluentes; a adoção de medidas permanentes, por parte dos municípios, que também potenciam a utilização de meios de transporte coletivos ou não poluentes; e a adesão ao “Dia Europeu sem Carros”, que se realiza dia 22.

Dos seis municípios algarvios, quatro vão ter todas as iniciativas: Loulé, Lagoa, Portimão e Lagos. Já Faro e Tavira adotam apenas uma.

 

ClimadaptLoulé:
Loulé, além do “Dia Europeu sem Carros”, que vai fechar a Praça da República, por 8 horas, ao trânsito motorizado, terá, no dia 16 de Setembro, a iniciativa “Park(ing) Day”.

Esta passa pelo encerramento da Avenida José da Costa Mealha, das 18h00 às 23h00, «com a ocupação dos lugares de estacionamento com atividades, exposição e demonstração de diversos produtos e serviços com ligação à temática da mobilidade inteligente, modos de vida saudáveis e sustentabilidade ambiental», segundo adianta a Câmara de Loulé.

Já para dia 20 está agendada uma ação de formação, com o nome “Dimensionamento de Espaço Público para uma mobilidade sustentável”, no Centro Autárquico de Quarteira, das 9h30 às 13h00.

Por fim, no dia 21, haverá o seminário “Loulé Adapta – Mobilidade Urbana”, das 14h30 às 18h30, seguido, no dia 22, da iniciativa “Dia 100 bicicletas na Escola”, dirigida a todos os estudantes do concelho.

No que toca à implementação de medidas permanentes, o município de Loulé adotou, durante este ano, medidas como a promoção do uso das bicicletas pelos jovens ou a compra de autocarros elétricos.

 

ecoviaLagoa:
Lagoa, à semelhança de Loulé, vai aderir às três iniciativas. No dia 16 de Setembro, o “Park(ing) Day” convidará artistas, designers e cidadãos a transformar lugares de estacionamento em pequenos parques públicos temporários, em Lagoa, no Edifício dos Paços do Concelho, em Ferragudo, no Largo do Mercado, e em Carvoeiro, no estacionamento tarifado ao pé da parafarmácia.

Já no dia seguinte, vai realizar-se uma aula de zumba e uma caminhada, no Largo da Senhora da Rocha.

O dia 18 também vai ser marcado pela atividade física com um percurso pedestre e de bicicleta pela Ecovia do Litoral, no troço do concelho de Lagoa, atividade desenvolvida em parceria com os Serviços de Desporto do Município e as Associações Desportivas do concelho.

Para 19, 20 e 21 de Setembro, fica reservada a Feira da Mobilidade, a realizar na Escola de Trânsito de Lagoa. Esta iniciativa tem como objetivo «a sensibilização para as questões da mobilidade, a promoção da segurança rodoviária, e da apresentação e utilização do espaço da escola de trânsito», refere o site da Semana Europeia da Mobilidade. Nesta Feira, haverá bicicletas, automóveis e motorizadas amigas do ambiente.

O “Dia Europeu sem Carros” será também celebrado, em Ferragudo, «onde se poderá condicionar a circulação automóvel na baixa entre o Quiosque e o Mercado e zona do Salva-Vidas e onde haverá uma promoção da Mobilidade semelhante à da Feira da Mobilidade, havendo possibilidade de o público em geral e de forma gratuita utilizar Tuk-tuk que diariamente circulam na vila ao serviço dos turistas», acrescenta o site.

Quanto à implementação de medidas de caráter permanente, serão inaugurados quer o percurso seguro de Estômbar, quer o de Lagoa. Além destes, será inaugurada a ciclovia de Porches.

 

Faro:
O Município de Faro apenas cumprirá uma das três iniciativas: o “Dia Europeu sem Carros”. No dia 22 o Largo Afonso III será fechado e no local vão ser dinamizadas atividades com entidades e associações locais.

 

Tavira:
Tavira, tal como Faro, apenas vai aderir ao Dia Europeu sem Carros, iniciativa que contará com o fecho das seguintes artérias da cidade: Rua da Liberdade, Praça da República, Rua Dr. José Pires Padinha e Rua do Cais.

 

Portimão:
O Município de Portimão ainda não divulgou as atividades que vai realizar, apesar de estar indicado, no site da Semana Europeia da Mobilidade, como um dos três municípios algarvios a participar nas três iniciativas deste evento.

 

A OndaLagos:

Lagos também vai participar nas três iniciativas desta Semana Europeia da Mobilidade. Durante estes dias, serão «desenvolvidas várias atividades em parceria com empresas locais, Centro de Ciência Viva, Ginásios, com o intuído de sensibilizar os cidadãos para uma mudança de comportamento, de forma a proporcionar uma cidade mais saudável, agradável e acessível para todos», diz o site da Semana Europeia da Mobilidade.

De 16 a 22, haverá “Combinado – Parques de Estacionamento – Transportes urbanos coletivos – Desporto”, em que o utilizador, ao estacionar o seu veículo nos parques de estacionamento subterrâneos da cidade, recebe uma viagem gratuita nos transportes urbanos coletivos – “A Onda”. Por sua vez, ao usufruir gratuitamente dos transportes urbanos, receberá um dia desportivo na Empresa Municipal “Lagos em Forma”.

Durante estes dias, o aluguer de bicicletas a pedal e elétricas será feito com 30% de desconto para residentes no concelho de Lagos.

No dia 17, às 17h00, haverá uma concentração de bicicletas, triciclos e carrinhos de bebé, que percorrerá a Avenida dos Descobrimentos até à Praça do Infante. Os destinatários desta iniciativa serão «especialmente as crianças, adolescentes, adultos e idosos».

Já no dia 19 de setembro, na empresa municipal “Lagos em forma” promoverá várias atividades ligadas à saúde e desporto, desde avaliações físicas e nutricionais a workshops.

Dia 20, a “Lagos em Forma” recebe as mesmas atividades, mas durante todo o dia. No dia 21 de setembro, em parceria com o Centro de Ciência Viva de Lagos, serão desenvolvidas várias atividades ao longo de todo o dia, até às 17h00, na Praça Gil Eanes, ligadas à mobilidade inteligente, com uma exposição de veículos alternativos.

Ao longo do dia, serão ainda realizadas aulas de grupo, para toda a população, de zumba, pilates, com o intuito de promover uma vida mais saudável.

Por fim, a 22 de setembro, no âmbito do “Dia Europeu Sem Carros”, os transportes urbanos serão gratuitos durante todo o dia, nos 9 circuitos disponíveis, que abrangem, não só a cidade, mas todas as freguesias do concelho. O comboio turístico também será gratuito todo o dia.

Haverá, ainda, uma Gincana e jogos vários sobre “Mobilidade Inteligente”, na Praça Gil Eanes e ruas envolventes, às 10h00.

Quanto à adoção de medidas permanentes, a Câmara de Lagos está a «preparar, em conjunto com a AMAL, um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável», tendo já assinado o protocolo para a criação de infraestruturas de suporte às atividades de «cycling & walking».

 

Comentários

pub