Secretária de Estado do Turismo veio «avaliar para corrigir» os problemas da Ecovia

«Avaliar para corrigir» os problemas da Ecovia do Algarve foi o objetivo da secretária de Estado do Turismo Ana Mendes […]

Secretária de Estado Turismo pedala na Ecovia_pl_13«Avaliar para corrigir» os problemas da Ecovia do Algarve foi o objetivo da secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho, que, esta segunda-feira, pedalou seis quilómetros, num troço dessa via ciclável, entre a Torre d’Aires, na Luz de Tavira, e a Fuzeta (Olhão).

Chegou de carro – e sem vestimentas próprias para andar de bicicleta – mas rapidamente trocou de roupa. Com uma camisola verde a dizer “Algarve”, de calças de fato treino e com sapatilhas calçadas, a secretária de Estado esteve sempre na frente do pelotão.

Integrada no projeto Cycling & Walking Algarve, e em vésperas de se celebrar o Dia Mundial do Turismo, esta iniciativa, além de querer avaliar as falhas da Ecovia para as corrigir, teve o objetivo de mostrar um «outro Algarve, onde há mais para fazer do que sol e praia», nas palavras de Ana Mendes Godinho.

Quanto ao facto de a Ecovia do Algarve não ligar toda a região, havendo municípios por onde ainda não passa, a governante afirmou que se vai «aproveitar o que já se tem e fazer a ligação com o que falta, para ter trajetos contínuos em todo o Algarve». «Vim pôr as Câmaras Municipais a trabalhar em conjunto», acrescentou.

Sempre sorridente, a secretária de Estado garantiu que o dinheiro não será problema. «Temos é de perceber o que é preciso fazer. Tanto a ANA, como o Turismo de Portugal, o Turismo do Algarve e empresários estão neste projeto. O que queremos é construir um produto que funcione no seu todo, desde a parte hoteleira, que tem de ter capacidade para ter bicicletas, passando também pelo Aeroporto», concluiu.

Apesar de não ter participado no passeio de bicicleta, por ter tido um percalço no seu início, o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) também está ligado a este esforço de tentar criar uma Ecovia que ligue a região do Barlavento ao Sotavento. «Posso assegurar que faremos pressão – e sensibilização – com algumas autarquias para que a ligação seja feita», garantiu Desidério Silva.

«O Algarve, no Outono e Inverno, tem grandes potencialidades para a prática do walking e do ciclismo. Esta ação também quer promover esta realidade, quer a nível nacional, como internacional», acrescentou.

 

Ana Mendes Godinho e Desidério Silva
Ana Mendes Godinho e Desidério Silva

 

Nesse sentido, a presença da secretária de Estado nesta iniciativa não surge por acaso, já que têm havido «conversas para eles, enquanto governo, nos ajudarem a ter um Algarve durante todo o ano», referiu Desidério Silva, já no fim do percurso, junto à Ria Formosa, na zona ribeirinha da Fuzeta, onde Ana Mendes Godinho confessou estar «maravilhada com a paisagem».

Enquanto foi presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva lembra que «tentou que fosse feita uma ligação ciclável e pedonal entre os Salgados e Vilamoura». «Temos tido algumas dificuldades, não só com os autarcas, mas também devido a constrangimentos relacionados com os Planos de Ordenamento, ou com o POOC, mas são fatores que estamos a tentar ultrapassar», disse.

Nesta iniciativa também participaram deputados, como António Eusébio, Fernando Anastácio e Luís Graça, do PS, ou José Carlos Barros do PSD, e, ainda, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, a comissária do Programa de Apoio às Artes no Algarve Dália Paulo, Élio Vicente, do Zoomarine, ou o empresário responsável pela empresa algarvia MegaSport, que forneceu as bicicletas, bem como autarcas e outros responsáveis, empresários e técnicos.

A blogger brasileira Naiara Back, que anda a fazer a Ecovia do Algarve, também acompanhou o passeio de seis quilómetros. Em conversa com o Sul Informação, a blogger ciclista, já com mais de centena e meia de quilómetros de Ecovia nas pernas, revelou que «há falhas que precisam de ser melhoradas» nessa via ciclável.

 

Fotos: Pedro Lemos|Sul Informação e Assis Coelho

Comentários

pub