PSD quer que novo PDM faça de Portimão a “Capital do Barlavento Algarvio”

A criação de uma zona para a construção de um grande parque temático em Alvor, o desenvolvimento de um “Pulmão […]

Zona ribeirinha de Portimão - Arquivo CMP_Filipe da PalmaA criação de uma zona para a construção de um grande parque temático em Alvor, o desenvolvimento de um “Pulmão Verde” em Portimão, ou a aposta nas atividades económicas relacionadas com a pesca são algumas das 20 propostas que o PSD quer incluir na revisão do PDM de Portimão.

Fazer da cidade portimonense a Capital do Barlavento Algarvio é o objetivo geral das sugestões dos social-democratas.

O PSD quer que Portimão seja um «concelho dinâmico, integrador, polo turístico de referência, prestador de serviços e principal “motor” do desenvolvimento económico da sub-região do Algarve onde se integra».

Os social-democratas portimonenses defendem um novo PDM adaptado «à evolução das condições económicas, sociais, culturais e ambientais» que se reajuste «à realidade e às novas exigências e dinâmicas territoriais, sociais, legais, técnicas e tecnológicas, e outras».

Entre as propostas mais concretas, a concelhia do PSD de Portimão, presidida por Hélder Renato Rodrigues, defende uma «nuclearização do aglomerado principal do Concelho, apostando na defesa do património edificado, promovendo a sua regeneração urbana integrada, assente na reabilitação de edifícios para residências universitárias, conceito de Hostel, entre outros, num novo modelo de acessibilidade e mobilidade interna de que a cidade é deficitária».

A criação de uma nova área de atividades económicas do Chão das Donas/Coca Maravilhas, na zona do antigo Retail Park, que foi destruído pelas chamas, é outra das sugestões do partido que defende também «projetar uma área de Atividades Agro-Industriais, junto à EN125, na freguesia da Mexilhoeira Grande».

Para a freguesia de Alvor, o PSD propõe a criação de uma zona para a instalação de grande parque temático que, «em conjunto com a zona do Autódromo Internacional do Algarve na Mexilhoeira Grande, poderão ser polos de desenvolvimento extra-urbanos de qualidade, o que, no caso de Alvor, dá robustez à oferta turística presente e projetada para aquele território».

Já para a sede de concelho, os social-democratas portimonenses pretendem a construção de um “Pulmão Verde” «nomeadamente na continuidade das zonas existentes em frente à Polícia de Segurança Pública, Estádio do Portimonense, Clube de Ténis e outros» e a «criação de novos arruamentos e zonas acessíveis definidas em Plano de Acessibilidades e Mobilidade Urbana da Cidade de Portimão».

A nível económico, o PSD defende uma aposta no «desenvolvimento de setores tradicionais, como a pesca, introduzindo como fator estratégico de desenvolvimento», e, «aproveitando a mais valia do conhecimento, a criação de um polo de formação das atividades ligadas a este setor».

É também proposta a «criação de um espaço para a instalação de Indústrias Tradicionais, como é o caso da Conserveira, com abrangência à indústria de embalamento/acondicionamento de pescado e bivalves, especialmente na zona da Freguesia de Portimão e junto ao Rio Arade».

O PSD quer também a «criação de uma zona para a instalação de indústrias criativas, hotel-escola turístico, polo técnico profissional ligado ao Turismo, Pescas e Serviços, incluindo os digitais».

Para o PSD de Portimão, o PDM em vigor, com 21 anos, «está obsoleto, descontextualizado e limitado face ao alcance e objetivos que lhe estão subjacentes enquanto instrumento de gestão territorial».

Veja aqui a lista completa das 20 propostas do PSD para a revisão do PDM de Portimão.

Comentários

pub