Professores da Universidade do Algarve testaram novo software educacional em Roma

Dois professores da Universidade do Algarve (UAlg), do Instituto Superior de Engenharia, foram a Roma, no início de Setembro, para […]

foto ualgDois professores da Universidade do Algarve (UAlg), do Instituto Superior de Engenharia, foram a Roma, no início de Setembro, para testar um novo software educacional, baseado na ferramenta Concept Maps.

Os docentes participaram num workshop intensivo, no âmbito do projeto europeu ENEPLAN – Developing skills in the field of integrated energy planning in Med Landscapes, financiado pelo programa ERASMUS+.

Além de terem testado o novo software, os dois professores da UAlg também o produziram e desenvolveram.

Este projeto «pretende aumentar as competências de futuros profissionais a partir de abordagens educativas inovadoras, baseadas nas TIC e capacitar a integração de diferentes disciplinas, tais como, ordenamento do território, ambiente, engenharia, paisagem/urbanismo, fomentando a colaboração de atividades de investigação e de negócio no setor das energias renováveis, acompanhadas por uma rápida e adequada inovação tecnológica», diz a UAlg.

O Projeto ENEPLAN é financiado pela União Europeia ao abrigo do ERASMUS + (Programa Comunitário 2014-2020), Ação-chave 2 “Cooperação para a Inovação e Boas Práticas”, ação “Reforço de Capacidades no Domínio do Ensino Superior”.

Para além da Universidade do Algarve, a parceria do projeto é constituída por outras universidades, centros de investigação e agências de energia: UNIROMA3 – Universita degli Studi Roma Tre (parceiro líder); Universita Degli Studi di Siena (Siena, Itália); Universita Degli Studi di Camerino (Ascoli Piceno, Itália); MIEMA – Malta Intelligent Energy Management Agency Malta (La Valeta, Malta); Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha); American University of Beirut (Beirut, Líbia); Lebanese University (Beirut, Líbia); ALMEE – The Lebanese Association for Energy Saving and for Environment (Beirut, Líbia); MEDGREEN, Jdeidet el emtn (Beirut, Líbia); Zewail City of Science and Technology (Giza, Egipto); Ain Shams University, Faculty of Engineering (Cairo, Egipto); Jordan University of Science and Technology (Irbid, Jordânia); Al-Balqa’ Applied University (Salt, Jordânia); Princess Sumaya University for Technology (Amman, Jordânia); University of Jordan (Amman, Jordânia); Petra Education Company (Amman, Jordânia) e a Royal Scientific Society (Amman, Jordânia).

O objetivo do projeto é que todas estas universidades da parceria apliquem esta ferramenta para lecionar disciplinas relacionadas com a energia.

Comentários

pub