Portimão: Quinta Pedagógica lança campanha para ajudar gatos abandonados

A Quinta Pedagógica de Portimão lançou uma campanha de angariação de ração, medicamentos e dinheiro para ajudar a associação “Animais de Rua” […]

portimão quinta pedagogia
A Quinta Pedagógica de Portimão lançou uma campanha de angariação de ração, medicamentos e dinheiro para ajudar a associação “Animais de Rua” no tratamento e alimentação de gatos abandonados. A iniciativa dura até 31 de Outubro e surge a propósito do Dia Internacional do Animal, que se assinala a 4 de Outubro.

Os donativos angariados destinam-se a apoiar as atividades de TNR em gatos (Trap-Neuter-Return), em português: CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), isto é, um método que promove a esterilização em massa de animais de rua como forma de controlo populacional.

Este método consiste na captura dos gatos de rua, com material adequado, na sua esterilização e, caso estejam doentes, no seu tratamento em clínicas veterinárias. Depois, são devolvidos ao habitat original onde são alimentados e monitorizados por cuidadores, uma vez que a associação “Animais de Rua” não tem espaço físico próprio onde possa acolher os gatos.

A “Animais de Rua”, que atua a nível nacional foi criada com o objetivo de minorar o sofrimento dos animais de companhia e, de acordo com a mesma, a superpopulação destes animais é uma realidade. «O número de animais a precisar de um lar é muito superior ao número de famílias dispostas a adotá-los, o que leva a que muitos milhares de animais nasçam e vivam nas ruas, sem acesso a alimentação suficiente ou a cuidados de saúde básicos, acabando muitos deles por morrer de fome, de doença, ou vítimas de maus-tratos», explica a associação.

Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Portimão.

Comentários

pub