Olhão: Recolha de propostas para Orçamento Participativo arranca hoje na Fuzeta

A recolha de propostas para o Orçamento Participativo (OP) de Olhão, que terá um valor global de 400 mil euros, […]

mini_outdoor_OP2016_sessoesA recolha de propostas para o Orçamento Participativo (OP) de Olhão, que terá um valor global de 400 mil euros, arranca hoje, sexta-feira, na Escola Básica Nº1, na Fuzeta. As sessões em diferentes locais do concelho, que vão decorrer até ao dia 30 de setembro, começam sempre às 21h00.

Depois da Fuzeta, e já na próxima terça-feira, dia 20, há sessão em Moncarapacho, , na Escola EB 2,3 João Eusébio. No dia 22 de Setembro, serão acolhidas porpostas para o OP no auditório da Biblioteca Municipal José Mariano Gago.

Na freguesia de Pechão, a sessão de recolha de propostas realiza-se no salão da Junta de freguesia na noite de 27 de Setembro e Quelfes recebe a iniciativa a 30 de Setembro, com o encontro marcado para a Escola EB 2,3 João da Rosa.

Esta iniciativa pretende «reforçar a participação e adesão dos cidadãos, para que possam apresentar propostas e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida no concelho», segundo a Câmara de Olhão.

Qualquer cidadão com mais de 16 anos pode participar e fazer sugestões, sendo as propostas apresentadas em nome individual. As associações, clubes e coletividades não podem apresentar propostas. Os eleitos para os órgãos autárquicos do município e das freguesias, seja em cargos executivos seja em cargos deliberativos, não podem participar nas sessões.

As propostas a apresentar devem ser compatíveis com os planos de gestão municipal, ser um investimento público e ter um custo dentro do valor definido para cada uma das cinco freguesias, que, segundo foi estipulado pelo município, nunca será inferior a 50 mil euros.

As três propostas mais votadas em cada sessão serão as que vão ser colocadas a sufrágio, após validação técnica, para escolher uma delas para a freguesia em causa.

O valor global deste Orçamento Participativo é «uma das maiores verbas do país», conclui a Câmara de Olhão.

Para mais informações sobre o Orçamento Participativo clique aqui.

Comentários

pub