“Obelisco de Faro” já está a ser restaurado

O monumento a José Bento Ferreira d’Almeida, mais conhecido como “Obelisco de Faro”, começou a ser restaurado ontem, dia 12 […]

Obelisco de FaroO monumento a José Bento Ferreira d’Almeida, mais conhecido como “Obelisco de Faro”, começou a ser restaurado ontem, dia 12 de Setembro. A empreitada está a cargo da Divisão de Cultura, Museus, Arqueologia e Restauro da Câmara de Faro.

A intervenção ao monumento, situado na Avenida da República, deve demorar «cerca de dois meses» e tem como «principais objetivos a limpeza, desinfestação, consolidação, tratamento de juntas, reposição de volumes e remoção de intervenções não originais do suporte pétreo», diz a Câmara de Faro.

«Ao mesmo tempo, os trabalhos incidirão na limpeza, estabilização e proteção dos elementos em bronze do obelisco», acrescenta.

O monumento foi inaugurado em 1910, para homenagear o político e militar José Bento Ferreira d’Almeida, nascido em Faro, em 1847, e que se destacou, entre outros feitos, como Ministro da Marinha na abolição de castigos corporais existentes na Armada.

O obelisco foi realizado pela oficina do mestre Tomaz Ramos, canteiro que, no início do século XX, foi autor de importantes obras, como as cantarias do palácio Fialho, a fachada do café Aliança, o Palácio de Belmarço, o plinto do busto de João de Deus e o palacete Guerreirinho.

 

Comentários

pub