Livro «Olhão fez-se a si próprio» de Rosa Mendes reeditado pela Sul, Sol e Sal

Uma reedição da obra de António Rosa Mendes «Olhão fez-se a si próprio» vai ser lançada pela editora Sul, Sol […]

António Rosa MendesUma reedição da obra de António Rosa Mendes «Olhão fez-se a si próprio» vai ser lançada pela editora Sul, Sol e Sal no sábado, às 18h00, nas instalações da editora, situadas na Rua Vasco da Gama, em Olhão. A apresentação da obra estará a cargo do professor universitário Joaquim Romero de Magalhães.

A cerimónia servirá, ainda, para anunciar os novos projetos desta editora algarvia. Por agora, a Sul, Sol e Sal volta a editar uma obra do já falecido António Rosa Mendes, docente da Universidade do Algarve e «eminente historiador», segundo a editora.

Em «Olhão fez-se a si próprio», Rosa Mendes «teve a capacidade ímpar de perceber a essência de um lugar nas suas múltiplas dimensões e de interpretar como ninguém as características que individualizam o território e estabelecem os traços identitários das suas gentes».

«Apoiado em fontes históricas e num conhecimento das vivências quotidianas da cidade, que não será despiciente arredar do juízo sobre a ação e o pensar coletivo da comunidade, o autor ousou neste estudo, como em nenhum outro até ao momento, enfatizar o papel do povo como agente e motor do seu próprio destino. Posição que afrontou o discurso até então estabelecido e se consubstanciou numa narrativa que se demarca na interpretação dos fatos e das causas que determinaram a génese e a emancipação de Olhão relativamente a Faro. Cidade de onde saíram os primeiros pescadores que, pelos inícios de 1600, e se “transladaram para leste, assentando junto ao poço”», segundo a Sul, Sol e Sal.

Razões que levaram a editora a apostar numa nova edição da obra. A história da região será, de resto, uma aposta da Sul, Sol e Sal, no futuro.

Comentários

pub