Incêndio de Monchique já está dominado

O incêndio que durante mais de 24 horas lavrou na serra de Monchique foi declarado dominado pelas 19h30 de hoje, […]

Avião de combate ao fogo no incêndio de Monchique
Avião russo de combate ao fogo no incêndio de Monchique – foto Nelson Inácio

O incêndio que durante mais de 24 horas lavrou na serra de Monchique foi declarado dominado pelas 19h30 de hoje, domingo, apesar de ainda se manterem alguns focos dispersos, disse o comandante distrital de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Richard Marques salientou, em declarações ao Sul Informação, que o incêndio está já «dominado dentro de um perímetro, embora existam alguns focos dispersos, aos quais estamos atentos, para garantir a sua extinção».

O dispositivo vai manter-se no terreno, já que, disse, «esta fase é tão ou mais importante do que o combate às chamas», sendo necessária atenção, «para evitar reacendimentos».

O comandante Richard Marques espera que a noite possa ajudar, se a temperatura baixar e a humidade do ar aumentar.

Mas tudo indica que se vão manter as condições da noite passada, quando o «quadro meteorológico foi muito severo, com temperatura de 30ºC, 15% de humidade relativa do ar e intensificação do vento», facilitando a progressão das chamas.

Neste caso, tendo em conta que o incêndio está já dominado, o comando espera conseguir aproveitar a noite para «consolidar a extinção das chamas».

Para já, segundo o site da ANPC, mantêm-se no terreno 412 operacionais, apoiados por 122 meios terrestres, entre os quais seis máquinas de rastos. Os meios aéreos (aviões e helicópteros) retiraram-se com o cair da noite.

O incêndio começou às 17h08 de sábado, possivelmente ateado pelo homem que foi apanhado em flagrante pela GNR na Fóia. O fogo começou na encosta Norte da Serra de Monchique, tendo depois subido até à Fóia e passado para a encosta Sul.

Durante o dia de hoje, a preocupação dos bombeiros e das demais forças de proteção civil foi proteger as muitas casas dispersas que existem na zona próxima de Casais e Marmelete.

Foram também retiradas das suas habitações, por precaução, pessoas idosas e outras com mobilidade reduzida, que foram colocadas em casa de familiares, acrescentou o comandante Richard Marques.

Comentários

pub