Hotel do Grupo Pestana e várias localidades de Portimão evacuadas devido ao incêndio

Os 30 hóspedes do hotel Pestana Algarve Race, junto ao Autódromo Internacional do Algarve, foram evacuados «por precaução e por […]

Incendio perto do hotel autodromoOs 30 hóspedes do hotel Pestana Algarve Race, junto ao Autódromo Internacional do Algarve, foram evacuados «por precaução e por decisão do diretor da unidade hoteleira», devido à proximidade do incêndio que começou ontem ao final da tarde em Monchique e já chegou ao concelho de Portimão.

A Proteção Civil também procedeu à retirada de pessoas de diversas localidades situadas nas imediações da infraestrutura desportiva, onde o fogo está a lavrar com intensidade.

A unidade do Grupo Pestana foi evacuada «cerca das quinze horas», altura em que o diretor deste hotel de 5 estrelas João Martins decidiu retirar «os 30 hóspedes do hotel e os ocupantes de 15 apartamentos», como o próprio revelou ao Sul Informação.

Fogo junto ao AutódromoHoje, o Pestana Algarve Race estava a acolher uma sessão de apresentação promovida por uma marca internacional de pneus, onde estavam pessoas de diversos pontos do mundo.

Ali ao lado, o Autódromo seguiu os mesmos passos. «Como medida de precaução, decidimos suspender toda a atividade às 15h30», revelou o diretor do Autódromo  Paulo Pinheiro.

As chamas também obrigaram a Proteção Civil a precaver-se. «Ainda estamos a fazer um levantamento dos números, mas procedeu-se à evacuação de diversas povoações, apenas por uma questão de precaução. Houve duas pessoas evacuadas de Ataboal, outras duas do Carriçal, oito pessoas do Moinho da Rocha e três de Montes de Cima. Esse levantamento ainda está a ser feito, por isso estes podem não ser os números definitivos», disse ao nosso jornal a porta-voz do Centro Distrital de Operações de Socorro.

No local, a repórter do Sul Informação testemunhou quão próximas as chamas estão da unidade hoteleira que foi evacuada e cujos hóspedes foram «redistribuídas por outros hotéis do grupo cá no Algarve» . Já os habitantes locais evacuados «estão a receber apoio dos serviços da Câmara de Portimão».

O fogo continua a ser ser combatido por cerca de 490 bombeiros, apoiados por 154 viaturas, 9 meios aéreos (4 ligeiros, 2 médios, 3 pesados). Neste momento, além  de bombeiros de todas as corporações do Algarve, as forças no terreno já estão a ter a ajuda de grupos de reforço vindos de Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Santarém e Portalegre.

 

Veja as fotos do incêndio:

 

(Atualizada com declarações de João Martins e Paulo Pinheiro)

Comentários

pub