Fotogaleria: Raízes da Mexilhoeira Grande mostraram-se no largo da vila

Umas mãos calosas entrelaçavam o vime duro para fazer um cesto, outras esticavam a tabua, para criar o assento de […]

Umas mãos calosas entrelaçavam o vime duro para fazer um cesto, outras esticavam a tabua, para criar o assento de uma cadeira, outras ainda seguravam o martelo para partir a casca da amêndoa ou faziam pequenos cortes com uma navalhinha no figo seco, para aí colocar as falhas de amêndoa e fazer estrelas.

Mil e um ofícios e tarefas hoje quase caídas em desuso voltaram à luz do dia durante a iniciativa “Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua”, promovida no sábado, dia 23, no adro da igreja da vila, pelo Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia local.

No largo, sentia-se o cheiro da hortelã fresca que se vendia numa das bancas, das filhoses acabadinhas de fritar e de polvilhar com açúcar e canela, ou dos biscoitos com erva doce que coziam no forno de lenha. Para molhar as gargantas, havia cerveja artesanal, chás e refrescos, vinho.

No ar, a música era dos acordeãos e concertinas, dos cantares populares ou ainda dos pés dos dançarinos do Rancho Folclórico da Figueira, a bater com os pés ao ritmo das danças no estrado do palco.

Para reconfortar o estômago houve papinhas de berbigão, um panelão delas, que desapareceram num ápice, servidas pelo Rancho da Figueira. E houve também muitos doces tradicionais, saídos das mãos das doceiras da aldeia, alguma delas já de certa idade.

E porque os principais restaurantes e cafés da terra se juntaram à festa, houve “Comidinhas da terra” com pratinhos de petiscos a preço simbólico.

À noite, a fechar esta jornada inteiramente dedicada a celebrar a cultura popular desta zona rural do concelho de Portimão, houve desfolhada…e mais música a acompanhar.

O evento, integrado nas Jornadas Europeias do Património, foi organizado pelo Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira, contando com a parceria de associações locais, como a Associação Grão de Areia, a Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande, a Sociedade Recreativa Figueirense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e A Rocha. Teve ainda como parceiros a ACRAL e a Rádio Alvor.

À semelhança dos anos anteriores, este evento contou com o apoio de toda a comunidade, particulares e comerciantes, que se envolvem e participaram, bem como de uma equipa de voluntários que contribuiu ativamente para o sucesso da iniciativa.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação e Filipe da Palma|CMP (as imagens da desfolhada)

 

 

Comentários

pub