Faro e Loulé recebem o Distinguished Gentleman’s Ride para apoiar causas solidárias

O Algarve volta a receber, este domingo, 25 de Setembro, o evento Distinguished Gentleman’s Ride, iniciativa que, desde 2012, reúne, […]

Distinguished Gentleman's Ride_1O Algarve volta a receber, este domingo, 25 de Setembro, o evento Distinguished Gentleman’s Ride, iniciativa que, desde 2012, reúne, anualmente, milhares de motociclistas por uma causa nobre, passeando as suas motos clássicas e antigas em centenas de cidades por todo o mundo. O seu objetivo? Consciencializar e apoiar a investigação para a cura do cancro da próstata.

Nesta edição, a passagem pela região algarvia terá um percurso alargado, envolvendo as cidades de Faro e Loulé. O desfile parte de Faro às 15h00 e, em Loulé, a partir das 17h00, os motociclistas irão reunir-se no Largo D. Pedro I, junto ao Castelo, onde está previsto um programa de animação.

A ideia original do Distinguished Gentleman’s Ride surgiu em Sydney, Austrália, quando Mark Hawwa, inspirado por uma fotografia de Don Draper (Mad Men), acreditou que envergar o seu melhor fato e montar uma moto clássica seria uma boa forma de contrariar o estereótipo muitas vezes negativo associado aos motociclistas, ao mesmo tempo que pretendia, de uma forma elegante, angariar donativos para apoiar esta causa.

Desde então, o evento anual cresceu em larga escala, com o número de participantes e de donativos a aumentar exponencialmente. Em 2015, contou com mais de 37.000 participantes, em 410 cidades de 79 países. Os donativos ultrapassaram 2,3 milhões de dólares.

Embora outras cidades portuguesas já tivessem sido anfitriãs do evento (Porto e Lisboa), 2015 foi o primeiro ano em que o Algarve participou. O passeio contou com cerca de 150 participantes que, elegantemente vestidos, deram o seu contributo. Em 2016, Funchal junta-se à lista de cidades portuguesas no Distinguished Gentleman’s Ride.

Este ano, os donativos serão também aplicados na Saúde Mental. Através do parceiro oficial de solidariedade Movember Foundation, a maior organização mundial para a saúde do homem, os fundos angariados serão investidos em programas locais e globais de investigação sobre o cancro da próstata e prevenção do suicídio.

 

Distinguished Gentleman's Ride_2

Os estilos de motos que participam são particulares e conferem ao evento uma essência única: Café Racer, Bobber, Clássica, Tracker, Scrambler, Old Chopper School, Clássica Moderna, Sidecar, Scooter Clássica e Brat Styled. O guia está disponível no site oficial, a que se pode aceder clicando aqui. É importante que os participantes respeitem o guia de estilos e o dress code do evento, para que este mantenha a sua autenticidade.

Para participar no Distinguished Gentleman’s Ride, basta registar-se no site oficial – www.gentlemansride.com/rides/portugal/algarve. Depois do registo, é possível aceder a todos os detalhes do evento.

«Embora a doação seja facultativa, todos os donativos são bem-vindos e serão bem aplicados», garante a organização.

E não ter mota ou a mota não se enquadrar num dos estilos requeridos não é impedimento para fazer um donativo, já que esta é uma causa que pode afetar, diretamente, todos os homens e, indiretamente, todas as mulheres. Basta aceder ao site (http://www.gentlemansride.com/sponsor) e seguir os passos para fazer o donativo, já que «todos os contributos por mais pequenos que possam parecer certamente vão ajudar a fazer a diferença».

 

Distinguished Gentleman's Ride_3

Comentários

pub