Faro: Biblioteca acolhe exposição com fotos de jovens carenciadas da Casa de Santa Isabel

A exposição «Modelos por um dia» vai estar patente durante todo o mês de Outubro, na Biblioteca de Faro, e […]

Foto  ModelosA exposição «Modelos por um dia» vai estar patente durante todo o mês de Outubro, na Biblioteca de Faro, e terá 28 fotografias de sete jovens carenciadas da Casa de Santa Isabel.

Esta iniciativa tem como objetivo «reconhecer o mérito do desempenho escolar, bem como dos valores humanos e sociais das jovens da Casa de Santa Isabel, criando assim igualdade de oportunidades a quem está em desvantagem social», segundo a Câmara de Faro.

Apesar das fotos terem sido tiradas todas num fim de semana, este foi um processo que passou por reuniões preparatórias, com a escolha do ambiente onde as jovens gostavam de ser fotografadas, do guarda-roupa, do cabeleireiro e maquilhagem.

«Para a concretização deste projeto foi crucial a cooperação entre a diretora técnica, Ana Fontinha, as jovens, as coordenadoras do projeto e os técnicos de fotografia e vídeo», acrescenta a Câmara de Faro.

Esta iniciativa resultou de uma parceria entre a ALFA (Associação Livre Fotógrafos do Algarve), que «ajudou a contribuir para o resgatar da autoestima das jovens, no sentido de fazer com que acreditem na sua capacidade de ser feminino e de enfrentar novos desafios», e a Casa de Santa Isabel, contando, ainda, com o apoio do Município de Faro.

 

O que é a Casa de Santa Isabel?

A Casa de Santa Isabel, IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, é uma instituição de cariz católico, constituída pelas valências de Lar de Crianças e Jovens que se destina ao acolhimento de crianças e jovens do sexo feminino, Creche e Pré-escolar.

Desenvolve uma política de proteção e enquadramento das menores, procurando criar condições favoráveis de habitação, convívio familiar, educação, integração comunitária e apoio, de forma a que possam prosseguir um percurso de vida de plena cidadania.

Comentários

pub