“Encontros de Ibn Ammar” levaram «público interessado» a Estômbar

Os “Encontros de Ibn Ammar”, que se realizaram nos dias 9 e 10 de Setembro, levaram um «público interessado» ao […]

1-2Os “Encontros de Ibn Ammar”, que se realizaram nos dias 9 e 10 de Setembro, levaram um «público interessado» ao Largo da Igreja de Estômbar (Lagoa). 

Os “Encontros de Ibn Ammar” contaram com poesia, música, teatro, jogos islâmicos, exposições e oficinas, com natural destaque para a poesia de Ibn Ammar que esteve presente em todo o evento, através de lonas penduradas nos candeeiros do Largo da Igreja.

Este evento veio no âmbito da iniciativa “A Nossa Gente, a Nossa Identidade” e serviu para prestar homenagem «a uma das figuras maiores da poesia luso-árabe, um dos poetas mais brilhantes e célebres da época dos taifas em al-Andalus, natural de Estômbar», diz a Câmara de Lagoa.

«O público, impressionado pela variedade do evento, pôde escutar lendas do Algarve, aprender jogos de tabuleiro islâmicos, contemplar a exposição de painéis temáticos sobre “Cenas do quotidiano da época de Ibn Ammar (1031-1086)” e “Instrumentos musicais do mundo árabe”, deleitar-se com as peças de teatro de rua “Ibn Ammar – Poeta de Sannabus” e “Varandas da Memória – O poder e a poesia de al-Mutamid”, ou participar em oficinas de dança oriental e percussões árabes», acrescenta a Câmara de Lagoa.

«A música também marcou presença com três espetáculos, em que a dança oriental e sufi encantou o público, através da sonoridade que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios do Mediterrâneo e Médio Oriente», conclui.

 

Comentários

pub