Cultura volta a sair à rua na Mexilhoeira Grande

A cultura tradicional vai voltar a sair à rua na vila da Mexilhoeira Grande, no interior do concelho de Portimão, […]

Jornadas património Mexilhoeira Grande_19A cultura tradicional vai voltar a sair à rua na vila da Mexilhoeira Grande, no interior do concelho de Portimão, numa iniciativa integrada nas Jornadas Europeias do Património, marcada para sábado, dia 24 de Setembro, das 14h00 às 23h00. 

O adro da Igreja Matriz e as ruas da vila vão receber um programa que «permitirá aos visitantes, através de uma mostra e conversas com os protagonistas das principais atividades de cariz tradicional rural da freguesia, conhecer ou revisitar as artes, saberes e sabores que marcaram o quotidiano de várias gerações», diz a Câmara de Portimão.

Estarão em evidência a gastronomia, com a moagem e o pão, a doçaria local, o medronho, o mel, entre outros produtos, o artesanato, com a empreita, vime, cortiça, atabua, rendas e cortiça, bem como a agricultura e o marisqueio e ainda as crenças, com mezinhas e rezas.

A macaca, o pião, o berlinde, o jogo do burro ou o lencinho da botica, são alguns dos exemplos de jogos tradicionais que os visitantes poderão partilhar em família.

O programa da iniciativa “Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua” oferece ainda várias atividades, entre elas oficinas de construções de terra, pintura de cerâmica com pigmentos, colares em trapilhos, jogos ambientais ou ateliês de amassar pão e de agricultura.

 

Jornadas património Mexilhoeira Grande_37

Para as 15h30, está marcada uma visita orientada pelas ruas da Mexilhoeira, à descoberta da sua história e modos de vida, que requer inscrição a realizar no próprio dia.

Às 16h30, tem lugar a animação musical com a participação de concertinistas, o Rancho Folclórico da Figueira e o grupo de cantares Estrelas do Barlavento.

O filme realizado pelo Museu de Portimão sobre “Saberes e vivências da Mexilhoeira” será projetado às 18h00, seguindo-se, às 18h30, “Mãos à obra”, uma oficina sobre a confeção de doçaria à base do figo, cuja participação também requer inscrição a realizar no próprio dia.

Este ano, uma das novidades será uma área dedicada ao “Património natural desta terra”, dinamizada em colaboração com a associação A Rocha, com vista à divulgação do património natural local.

“Comidinhas da terra” é outra proposta que estreia na 4ª edição da iniciativa, em que vários restaurantes da vila (A Curva, A Oficina, Adega Vila Lisa, Snack-bar Dream e Mexilhoeira-Grande Futebol Clube), que propõem, a partir das 19h00, alguns petiscos locais a um preço simbólico.

A recriação da tradição da festa da descasca do milho e debulha é um dos momentos altos deste evento e está marcada para as 21h00. Esta atividade decorre ao som do grupo coral Adágio, bem como das concertinas mexilhoeirenses.

Este ano, a associação Teia de Impulsos, no âmbito do FORa -Festival da Oralidade do Algarve, associou-se à “Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua” e promoverá, no dia 23, às 21h00, uma mesa redonda, na vila da Mexilhoeira, sobre o património rural da freguesia, assim como também participará na dinâmica nas atividades do dia 24.

 

Jornadas património Mexilhoeira Grande_42

O evento é organizado pelo Museu de Portimão e pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira, conta com a parceria de associações locais, como a Associação Grão de Areia, a Santa Casa da Misericórdia da Mexilhoeira Grande, a Sociedade Recreativa Figueirense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e A Rocha. Tem ainda como parceiros a ACRAL e a Rádio Alvor.

À semelhança dos anos anteriores, este evento conta com o apoio de toda a comunidade, particulares e comerciantes, que se envolvem e participam, bem como de uma equipa de voluntários que contribui ativamente para o sucesso da iniciativa.

Comentários

pub