Combate ao fogo de Monchique reforçado com dois aviões Fireboss e o avião russo Beriev

O combate ao fogo de Monchique, que afetou a zona de Casais durante a noite e madrugada, vai esta manhã […]

Avião a combater incêndio
Avião russo Beriev a combater as chamas em Monchique – foto: Nelson Inácio

O combate ao fogo de Monchique, que afetou a zona de Casais durante a noite e madrugada, vai esta manhã ser reforçado com «dois aviões Fireboss e o avião russo Beriev», anunciou Marco Martins adjunto operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Há ainda dois helicópteros em ação, para combate às chamas nas zonas de mais difícil acesso, num total de cinco meios aéreos.

Este responsável admitiu que «o incêndio de Monchique é o que nos preocupa mais face ao que foi desenvolvido durante a noite», quando foi necessário retirar de suas casas, por precaução, oito pessoas, tendo as chamas rondado casas habitadas, que não chegaram a arder, ao contrário de edifícios desabitados e ruínas.

O fogo reativou-se ontem, pelas 19h57, avançando de forma «muito explosiva», revelou o Vaz Pinto, comandante operacional distrital do Algarve.

As chamas, que ontem ao princípio da noite progrediram de forma muito rápida, devido ao forte vento que se fazia sentir, têm duas frentes, divididas em quatro setores ativos, acrescentou a mesma fonte.

O comandante Vaz Pinto acrescentou que 40% do perímetro do incêndio está já consolidado, mas a zona afetada tem «acessos difíceis, com muita pedra e declives acentuados», dificultando a ação das máquinas de rastos e a progressão dos meios terrestres dos bombeiros. Por isso, a entrada em ação dos meios aéreos vai ser muito importante.

Incêndio_avião_ni_01
Avião Fireboss, em ação no incêndio de Monchique – foto: Nelson Inácio

Comentários

pub