Centro Ciência Viva de Lagos debate melhoramento cognitivo na Noite Europeia dos Investigadores

Na Noite Europeia dos Investigadores, a 30 de Setembro, a partir das 20h00, o Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) […]

Poster da NEINa Noite Europeia dos Investigadores, a 30 de Setembro, a partir das 20h00, o Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) propõe uma discussão sobre o melhoramento cognitivo. Nesta noite, que convida a uma aproximação entre o público e os cientistas, o CCVL, nas suas instalações, «convida todos a descobrir os desafios que o futuro nos reserva para a ciência».

Este ano, «em que o futuro estará em destaque na Noite Europeia dos Investigadores, o CCVL escolheu o tema do melhoramento cognitivo numa altura em que o veloz avanço tecnológico possibilita novas realidades que precisam de uma discussão alargada», explica o centro.

Ancorando no filme “Sem Limites” (Neil Burguer, 2011) serão discutidos excertos da película com três convidadas: Inês Araújo, professora assistente do departamento de Ciência Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve e investigadora principal no CBMR (Centre for Biomedical Research), onde estuda a capacidade de reparação de cérebro, Edmeia Monteiro, médica com especialidade em Neurologia na Clínica do Coração e Marta Camacho, neuropsicóloga no Centro Clínico da Fundação Champalimaud, onde avalia funções cognitivas em doentes com queixas cognitivas (usualmente após quimioterapia, radioterapia cerebral) e em reabilitação cognitiva.

As portas do CCVL estarão abertas «a todos os que queriam participar nesta celebração onde contaremos com um beberete e animação ao longo da noite».

Para o dia anterior, em colaboração com o Cinema de Lagos, será feita a projeção do filme “Sem Limites” com algumas atividades para as turmas dos alunos do ensino secundário.

Comentários

pub