Castro Marim lançou programa de combate à obesidade

Castro Marim declarou guerra ao «principal flagelo deste século», ao lançar o primeiro programa de combate à obesidade de âmbito […]

obesidadeCastro Marim declarou guerra ao «principal flagelo deste século», ao lançar o primeiro programa de combate à obesidade de âmbito municipal em Portugal. O projeto da Câmara castromarinense foi apresentado esta quarta-feira e visa ajudar os munícipes a evitar ou debelar esta doença.

A promoção da saúde entre a população é tema que é levado bem a sério pela Câmara de Castro Marim, cujo presidente, Francisco Amaral é médico. No caso específico da obesidade, a preocupação é mais do que justificada, já que esta doença é «responsável pela diminuição da qualidade de vida e pela morte prematura» e «deverá atingir metade da população mundial daqui a nove anos», segundo a edilidade.

A resposta castromarinense a esta epidemia é o Programa Municipal de Combate à Obesidade , que será desenvolvido por uma equipa composta pelos técnicos de desporto municipais, liderados por Jorge Neves, pela nutricionista Joana Faria e pela psicóloga Ana Calvinho, em estreita colaboração com o Centro de Saúde local.

O projeto foi amadrinhado pela médica responsável pela consulta de obesidade do Centro Hospitalar do Algarve, Catarina Mendonça, que marcou presença na apresentação da iniciativa, que decorreu na Biblioteca Municipal de Castro Marim.

«A autarquia de Castro Marim continua a desenvolver também o programa de cessação tabágica, com elevada percentagem de sucesso, sendo já duzentos o número de ex-fumadores daí consequentes», lembrou a Câmara de Alcoutim.

Comentários

pub