Câmara organiza nomes de rua e dá novos números às casas de Altura

A Câmara de Castro Marim vai dar nome e colocar placas em todas as ruas de Altura e remodelar a […]

placa toponimica alturaA Câmara de Castro Marim vai dar nome e colocar placas em todas as ruas de Altura e remodelar a numeração de polícia desta localidade litoral do concelho. Os trabalhos de colocação das placas já arrancaram na passada semana, seguindo-se, em breve, a atribuição e afixação dos novos números de polícia.

Este era, segundo a Câmara de Castro Marim, um «ansejo antigo» da população de Altura, cujo crescimento rápido devido ao turismo – hoje é «um dos destinos turísticos mais procurados do Algarve», causou «alguma entropia no ordenamento toponímico».

Em 2015, depois de aprovado em Reunião de Câmara o processo de atribuição de toponímia para a localidade de Altura e um novo modelo de placa toponímica, com base no Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Policia, a comissão municipal de toponímia iniciou os seus trabalhos de investigação e justificação histórica. A medida avançou, agora, para o terreno.

«Consciente de que o processo poderá causar alguns incómodos, a Câmara de Castro Marim, em colaboração com o Serviço de Finanças e a Conservatória do Registo Predial de Castro Marim, disponibilizará um conjunto de medidas e soluções para que o processo de alteração seja realizado da forma mais simples possível e gratuita para todos os moradores», segundo a Câmara de Castro Marim.

Assim, após a colocação dos números de polícia, o município notificará os residentes com novo endereço para se dirigirem à Loja do Cidadão, de forma a obterem uma Certidão Toponímica (certidão gratuita fornecida pela Câmara Municipal).

«Esse documento servirá para proceder, sem qualquer custo, às necessárias alterações de endereço no registo predial, comercial e automóvel, bem como as alterações de morada registadas na carta de condução e nos demais serviços. Apenas a alteração de morada no Cartão de Cidadão poderá vir a ter um pequeno custo, exceto se for realizada através do Portal do Cidadão», concluiu a autarquia.

Comentários

pub