Câmara de Loulé distribuiu manuais escolares e kits de higiene nas escolas do concelho

Livros e kits de higiene oral foram distribuídos, no início deste ano letivo, às crianças das escolas do concelho de […]

Livros Escolares - C.M.Loule - MiraLivros e kits de higiene oral foram distribuídos, no início deste ano letivo, às crianças das escolas do concelho de Loulé. 

Além da oferta dos manuais escolares, cadernos de atividades, livros específicos para as crianças com necessidades educativas especiais e manuais de inglês a todos os alunos do 1º Ciclo, foi também distribuído a todos os alunos do pré-escolar público um livro especialmente concebido para esta faixa etária, com textos da tradição oral algarvia, que resulta de uma parceria com a Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade.

Esta iniciativa, levada a cabo pelo segundo ano consecutivo, vai abranger perto de 3000 alunos e significa um investimento de cerca de 180 mil euros.

Uma das novidades neste regresso às aulas foi ainda a distribuição pelos alunos dos Jardins de Infância de um kit de higiene oral, visando, deste modo, sensibilizar crianças e pais para a importância da escovagem dos dentes.

Durante a passagem pelos estabelecimentos de ensino, Vítor Aleixo dirigiu-se a toda a comunidade escolar para manifestar os desejos de um bom ano letivo, «associando-se às expetativas e desafios de todos os envolvidos no processo educativo», segundo a Câmara de Loulé. Vítor Aleixo deixou expresso o compromisso da autarquia em criar as melhores condições para que as crianças e jovens tenham acesso a «uma educação de qualidade, num ambiente favorável ao seu crescimento saudável».

O investimento realizado nos transportes escolares, de mais de 1,3 milhões de euros, a melhoria na qualidade da alimentação nos refeitórios das escolas, a ação social escolar ou o programa de ocupação dos tempos livres durante os períodos da Páscoa e do verão «Férias para Todos”»são algumas das ações que, segundo Vítor Aleixo, estão integradas «na política do executivo de defesa do ensino público e da qualidade de vida dos munícipes, que permitem superar os desafios».

Por outro lado, o presidente da Câmara salientou a parceria de outras entidades em prol do ensino com a autarquia louletana, de que são exemplo os conselhos diretivos dos agrupamentos escolares do Concelho, na gestão e funcionamento das escolas, ou as juntas de freguesia, no apoio à conservação dos edifícios.

O autarca anunciou, por fim, que foi aprovado em sessão camarária desta quarta-feira, o início do procedimento de concurso público para requalificação da Escola EB 2,3 D. Dinis em Quarteira.

Localizada entre Quarteira e Vilamoura, «este estabelecimento de ensino encontra-se em avançado estado de degradação, pelo que há já alguns anos se tornou imperioso realizar uma intervenção profunda no edifício», diz a Câmara de Loulé.

Esta empreitada terá um valor mínimo estimado de 4,2 milhões de euros e um prazo de execução que poderá variar entre 18 a 24 meses.

Comentários

pub