Câmara de Monchique oferece manuais a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos

A Câmara de Monchique vai oferecer os livros escolares a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, residentes […]

Livros Escolares_PTMA Câmara de Monchique vai oferecer os livros escolares a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano letivo 2016/2017.

A par dos manuais escolares, a autarquia vai ainda apoiar os estudantes do concelho na compra de material escolar com 15 euros por aluno no pré escolar e 12,50 euros por aluno do 1.º ciclo. Estas iniciativas representam um investimento de cerca de 50 mil euros. 

Para o presidente da Câmara de Monchique Rui André, «esta medida insere-se na continuidade de uma aposta efetiva no apoio direto às crianças e jovens do concelho, garantindo que o acesso à educação que deve ser gratuito, e que este é efetivamente realizado».

«Promove-se também desta forma uma, cada vez mais, efetiva e justa igualdade de oportunidades a todas as crianças, independentemente da sua condição social, e esta iniciativa ajuda diretamente as famílias que têm sempre dificuldades no início de cada ano letivo», acrescenta.

«A este apoio direto, juntam-se os apoios já em vigor nos anos anteriores, como são o caso do apoio nas refeições, transportes em todo o concelho, manutenção do parque escolar, isenções e baixos custos na creche municipal, bolsas de estudo para estudantes universitários», concluiu. 

A Câmara de Monchique, em parceria com diversas entidades, suporta a componente de apoio à família nas áreas da psicologia, terapeuta da fala, terapia ocupacional e psicomotricidade, que funciona como Centro de Apoio à Família em parceria com a associação Vicentina.

Há, ainda, por fim, o prolongamento de horário no pré-escolar que é totalmente gratuito para as famílias, em parceria com a Associação Espiral de Vontades e as atividades extra-curriculares.

Comentários

pub