Câmara de Lagoa investiu 437 mil euros em eficiência energética só em 2016

A Câmara de Lagoa investiu 437 mil euros em eficiência energética em 2016, substituindo, por exemplo, a iluminação pública por […]

LED lâmpadaA Câmara de Lagoa investiu 437 mil euros em eficiência energética em 2016, substituindo, por exemplo, a iluminação pública por lâmpadas LED ou na criação de centrais fotovoltaicas. 

Na substituição de iluminação pública existente por tecnologia LED, foram investidos 62.264 euros, acrescido de IVA, na Rua 25 de Abril e Rua Vasco da Gama, com 36 luminárias, Rua 1º de Maio e travessas adjacentes, com 70 luminárias, em Ferragudo e na Rua de João de Azevedo Lobo (5 luminárias) e Largo do Convento de S. José, com sete luminárias, em Lagoa.

Em curso e a concluir até ao final de 2016 – no montante previsto de 79.017 euros, acrescido de IVA, – está a requalificação da iluminação pública da Rampa da Senhora da Encarnação e Estrada do Farol, em Carvoeiro, com 49 luminárias, e da rede de iluminação pública na Rua da Liberdade, Largo 5 de Outubro, Rua Bombeiros Voluntários de Lagoa, Rua Mouzinho de Albuquerque, Rua Coronel Figueiredo, Rua Dr. João Grade Cabrita Santos, Rua Luis de Camões e Rua Machados Santos, em Lagoa, com 98 luminárias.

Em edifícios municipais, foram investidos 26.771 euros, mais IVA, na substituição da iluminação desportiva com lâmpadas de descarga por projetores LED no Pavilhão Municipal, em Lagoa.

Em curso e a concluir até ao final de 2016 – no montante previsto de 22.780 euros, acrescido de IVA -, está a substituição da iluminação existente na plateia do Auditório Municipal, de iodetos metálicos, por equipamentos com tecnologia LED.

Está também em curso a construção de Centrais Fotovoltaicas para produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis, na cobertura de vários edifícios municipais, a concluir até ao final de 2016, no montante previsto de 246.123 euros, mais IVA. 

A ideia é criar uma unidade de pequena produção tanto na Escola Básica do 1º Ciclo de Lagoa, como no Auditório Municipal. Já as Piscinas Municipais e a central de águas da Cerca da Lapa receberão um unidade de produção.

A Câmara de Lagoa prevê, ainda, substituir cerca de 500 luminárias por ano, a partir do ano de 2017, do total das cerca de 12500 existentes no concelho.

 

Sobre as lâmpadas LED

As lâmpadas LED  têm como principais vantagens terem uma longa vida útil, a manutenção do fluxo luminoso, a elevada eficácia luminosa, a sustentabilidade, o menor tempo de acendimento, a ausência de radiação de infravermelhos ou ultra violeta e a melhor qualidade de cor.

 

Comentários

pub