Bombeiros combatem incêndios em Porto de Lagos (Portimão), nas Caldas de Monchique e na Fóia

Três incêndios distintos estão a ser combatidos pelos bombeiros nas Caldas de Monchique, na Fóia, no mesmo concelho, e em […]

IMG_20160903_174554Três incêndios distintos estão a ser combatidos pelos bombeiros nas Caldas de Monchique, na Fóia, no mesmo concelho, e em Porto de Lagos, já em Portimão, mas a apenas 11 quilómetros de outro dos fogos. Os fogos deflagraram sucessivamente nestas zonas bem próximas umas das outras, primeiro  em Porto de Lagos (16h27), pouco depois nas Caldas de Monchique (16h42) e, mais tarde, na Fóia (17h20)

Incêndios Monchique PortimãoAs colunas de fumo dos  incêndios são bem visíveis das cidades de Portimão e de Lagos, o que dá uma ideia da dimensão dos fogos. Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), estão envolvidos no combate às chamas 26 veículos, mais de 90 homens e 3 meios aéreos.

Contactado pelo Sul Informação, o CDOS disse que, neste momento, a situação está a ser avaliada, para saber se será necessário reforçar os meios no terreno. Tendo em conta os números de operacionais destacados para cada um dos focos de incêndio, o de Porto de Lagos é o que junta mais meios (60 operacionais, 20 veículos), seguido do das caldas de Monchique (25 homens, 8 viaturas).

Nestes dois cenários, onde o fogo foi detetado há mais tempo, já se passou para a fase de ataque ampliado. Na Fóia, ainda está a decorrer o ataque inicial (6 homens, um veículo e um meio aéreo).

Cerca das 17h40, deflagrou um novo incêndio, na zona de Perdigão, no Rogil, Aljezur, que também já está a ser combatido por uma equipa de ataque inicial, composta por 7 homens e dois veículos.

Comentários

pub