«Boa prestação portuguesa» marca 1º dia dos Jogos Paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos, que começaram ontem e duram até dia 18 de Setembro, arrancaram com uma «boa prestação portuguesa» dos […]

08-setOs Jogos Paralímpicos, que começaram ontem e duram até dia 18 de Setembro, arrancaram com uma «boa prestação portuguesa» dos quatro atletas que entraram em prova.

Um dia histórico em que o judo português combateu pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos. Miguel Vieira entrou contra o brasileiro Halyson Oliveira Boto, que acabou por se impor, batendo o português por ippon.

«Resultado que não abalou o jovem judoca português que continua a sonhar com um futuro cheio de sucessos desportivos», diz o Comité Paralímpico Português.

Quase ao mesmo tempo, um veterano abria a participação portuguesa nas pistas de atletismo. Nuno Alves, que correu nos seus quintos Jogos Paralímpicos, terminou os 5.000 metros T11  no 8º lugar, ao lado do guia Ricardo Abreu

O atletismo prosseguiu em força com a participação de Luís Gonçalves, nos 400 metros T12. Depois de conseguir o seu melhor tempo da época na eliminatória, 49.60 segundos, o atleta venceu a sua série na semifinal, carimbando de forma tranquila a presença na final da distância, que se disputa na sexta-feira, a partir das 23h31 (hora portuguesa).

A fechar o dia dos portugueses, Graça Fernandes fixou um novo recorde pessoal nos 100 metros (classe T38) com 14.65 segundos. Tempo, no entanto, insuficiente para passar à próxima fase da competição.

Os atletas algarvios a participar nestes Jogos Olímpicos – Jorge Pina e Luís Costa – entram em prova apenas nos dias 18, com a prova de marcha em que participará Jorge Pina, e 14 e 15, com Luís Costa no paraciclismo de estrada e contrarrelógio.

O dia contou ainda com a presença do primeiro-ministro António Costa, que acompanhou o combate do judo, tendo-se depois deslocado à Aldeia Paralímpica para desejar boa sorte à Missão Portuguesa.

Comentários

pub