Autoridade Marítima treina salvamento marítimo na barra comum Faro/Olhão

A Capitania do Porto de Faro promove amanhã, dia 23 de Setembro, um exercício de salvamento marítimo, com o objetivo […]

salva vidasA Capitania do Porto de Faro promove amanhã, dia 23 de Setembro, um exercício de salvamento marítimo, com o objetivo de testar o “Plano de Salvamento Marítimo da Barra Comum Faro/Olhão”.

Serão usados meios das Capitanias dos Portos e dos Comandos-locais da Polícia Marítima de Faro e de Olhão e do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), bem como meios navais da Marinha.

O exercício conta ainda com a colaboração da Autoridade Portuária (a Administração dos Portos de Sines e do Algarve), do Aeroporto de Faro, da Associação “Olhão Pesca” e da empresa “Tunipex”.

A Autoridade Marítima Nacional explica que esta iniciativa se insere na sua estratégia de «rever o planeamento de emergência em todas as Capitanias dos Portos, associado ao risco acrescido de acidentes marítimos no período de Outono e Inverno, face às condições meteorológicas prevalecentes nessa época do ano».

«Tendo em conta o historial desses acidentes, as barras dos portos são locais com prevalência significativa deste tipo de ocorrências. Desta forma, têm vindo a ser desenvolvidos planos de emergência de salvamento para as barras», explica a AMN.

Comentários

pub