Aquário Hope é «apenas um bocadinho de luz que nós trazemos» ao Hospital de Portimão

«Há dias, quando reparei, o tratamento já tinha acabado. A olhar para o aquário, a gente até se esquece de […]

Aquário Hope no Hospital de Portimão_er_01«Há dias, quando reparei, o tratamento já tinha acabado. A olhar para o aquário, a gente até se esquece de tudo». As palavras são de uma utente do Hospital de Dia de Oncologia da Unidade Hospitalar de Portimão, que, no domingo, fez questão de estar presente na apresentação oficial do Aquário Hope, pelo grupo de voluntários ligados ao fórum Aquariofilia.net e à associação Teia d’Impulsos.

Depois de mais de um mês de montagem e preparação, foi a vez de apresentar os peixes tropicais e outras espécies que agora povoam este aquário de 300 litros, e que resulta inteiramente da vontade de um grupo de voluntários, capitaneados pelo portimonense Pedro Bernardo.

No aquário, num ambiente de fundo de rio tropical, entre muitas plantas, pedras e troncos dispostos com mestria, nadam agora peixes das espécies Tetra cobre, Tetra fantasma vermelho, Otocinclus affinis, Corydoras sterbai, bem como camarões das espécies Caridina japonica e Red Cherry. E há por ali também caracóis Neritina, que promovem a limpeza das algas. É que está provado que olhar para um aquário cheio de vida, enquanto se passa horas a fazer o tratamento de quimioterapia, tem efeitos benéficos na saúde psicológica dos doentes.

A apresentação oficial do aquário, a primeira intervenção do projeto «Hope» da associação Teia d’Impulsos, contou com uma comitiva oficial de peso, que se rendeu à qualidade da iniciativa, com palavras emocionadas.

Joaquim Ramalho, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, salientou que esta é «uma iniciativa da comunidade para a comunidade», destinada a «humanizar os hospitais». O aquário prova, na sua opinião, que, «quando nós queremos, somos capazes de nos organizarmos para ajudar».

João Moura Reis, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, por seu lado, felicitou a organização da comunidade que permitiu levar a bom porto o projeto.

 

Aquário Hope no Hospital de Portimão_er_04

Quanto a Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, sublinhou que «este movimento solidário é bem vindo e merecido, não só por parte dos utentes, como por parte dos próprios profissionais de saúde de grande qualidade e excelência, que dão o melhor de si».

A autarca acrescentou que o aquário é, como indica o nome do projeto, uma «mensagem de esperança», que espera ver multiplicada «noutras iniciativas do género».

«Quando olho para este aquário sinto uma grande tranquilidade. Sabemos como a cura física depende também do bem estar mental», concluiu Isilda Gomes.

Pedro Bernardo, o portimonense membro do fórum Aquariofilia.net responsável pela ideia original, agradeceu a vinda dos seus colegas de Lisboa, «que se deslocaram ao Algarve vezes sem conta por causa deste projeto».

Mas agradeceu também aos «profissionais do serviço, porque eles é que fazem a diferença». «Isto é apenas um bocadinho de luz que nós trazemos», conclui, com modéstia.

Luís Matos, da direção da associação portimonense Teia d’Impulsos, que acolheu no seu seio o projeto Hope, sublinhou que este «ainda não está concluído, porque não pára aqui». Agradecendo «todos os sins que recebemos», Luís Matos deixou no ar que outros projetos semelhantes poderão em breve surgir, no hospital de Portimão.

O Projeto Hope, promovido por um grupo de voluntários com a chancela da associação Teia d’Impulsos, «surge da vontade de melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos do Barlavento algarvio, promovendo a acessibilidade a diferentes terapias e atividades que promovam o seu bem-estar e a adoção de estilos de vida que potenciem a sua saúde e uma vivência tranquila do seu processo de doença».

 

Aquário Hope no Hospital de Portimão_er_06

O pontapé de saída deste novo projeto da Teia d’Impulsos foi dado pelo portimonense Pedro Bernardo, que idealizou, junto dos profissionais do serviço de Oncologia da unidade Hospitalar de Portimão, a construção de um aquário de 300 litros na sala de tratamento de quimioterapia, «com o objetivo de proporcionar aos doentes que passam várias horas a receber a necessária medicação, momentos de tranquilidade e de algo muito positivo para observarem, atenuando a penosidade do tratamento».

Assim, em Dezembro de 2015, com o total apoio da administração do site aquariofilia.net, o projeto foi publicado, de modo a angariar o material necessário.

«Várias empresas do ramo da aquariofilia, assim como membros do fórum, prontificaram-se a ajudar com a oferta de equipamentos e donativos para a aquisição destes, incluindo o aquário em vidro de 120 x 50 x 50 cm».

Junto de empresas e entidades locais, foram também pedidos materiais e alguns serviços especializados para a construção do móvel de apoio ao aquário, processo que ficou totalmente concluído em quatro meses.

No final do passado mês de Julho, um grupo de especialistas pertencentes ao fórum aquariofilia.net vieram de vários pontos do país até Portimão, para, durante dois intensos dias de trabalho, instalarem todo o material necessário ao funcionamento do equipamento. Foi ainda feita a colocação do hardscape, tratamento e plantação da flora, tendo esta primeira fase ficado concluída com o enchimento dos 300 litros de água doce, em preparação para receber a fauna.

Um mês depois, foram colocados os peixes tropicais de água doce no aquário, culminando o projeto, que agora já pode ser usufruído pelos utentes do Hospital de Dia de Oncologia do Hospital de Portimão.

 

fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub