Aquário Hope do Hospital de Dia de Oncologia de Portimão vai ser apresentado no domingo

A apresentação oficial do Aquário Hope, montado no Hospital de Dia da Oncologia da unidade hospitalar de Portimão, por um […]

aquário no hospital de portimão_07A apresentação oficial do Aquário Hope, montado no Hospital de Dia da Oncologia da unidade hospitalar de Portimão, por um grupo de voluntários ligados ao site Aquariofilia.net e à associação Teia d’Impulsos, está marcada para domingo, 4 de Setembro, às 11h30.

A apresentação contará com a presença dos membros da equipa Aquariofilia.net, dos profissionais do serviço de Oncologia, do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve, presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia de Portimão, bem como da Administração Regional de Saúde do Algarve.

E, bem mais importante ainda, contará com a presença dos peixes tropicais, que já estarão a nadar no seu novo aquário, depois de cerca de um mês de preparação.

O Projeto Hope, promovido por um grupo de voluntários com a chancela da associação Teia d’Impulsos, «surge da vontade de melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos do Barlavento algarvio, promovendo a acessibilidade a diferentes terapias e atividades que promovam o seu bem-estar e a adoção de estilos de vida que potenciem a sua saúde e uma vivência tranquila do seu processo de doença».

O pontapé de saída deste novo projeto da Teia d’Impulsos foi dado pelo portimonense Pedro Bernardo, que idealizou, junto dos profissionais do serviço de Oncologia da unidade Hospitalar de Portimão, a construção de um aquário de 300 litros na sala de tratamento de quimioterapia, «com o objetivo de proporcionar aos doentes que passam várias horas a receber a necessária medicação, momentos de tranquilidade e de algo muito positivo para observarem, atenuando a penosidade do tratamento».

Assim, em Dezembro de 2015, com o total apoio da administração do site aquariofilia.net, o projeto foi publicado, de modo a angariar o material necessário.

«Várias empresas do ramo da aquariofilia, assim como membros do fórum, prontificaram-se a ajudar com a oferta de equipamentos e donativos para a aquisição destes, incluindo o aquário em vidro de 120 x 50 x 50 cm».

Junto de empresas e entidades locais, foram também pedidos materiais e alguns serviços especializados para a construção do móvel de apoio ao aquário, processo que ficou totalmente concluído em quatro meses.

No final do passado mês de Julho, um grupo de especialistas pertencentes ao fórum aquariofilia.net vieram de vários pontos do país até Portimão, para, durante dois intensos dias de trabalho, instalarem todo o material necessário ao funcionamento do equipamento. Foi ainda feita a colocação do hardscape, tratamento e plantação da flora, tendo esta primeira fase ficado concluída com o enchimento dos 300 litros de água doce, em preparação para receber a fauna.

Agora, um mês depois, serão colocados os peixes tropicais de água doce no aquário, culminando o projeto.

Comentários

pub